quarta-feira, maio 28

Mais Gasolina (continuação)

Falei à pouquíssimo tempo da escalada dos preços dos combustíveis, e de uma forma de tentar encontrar um sítio onde encher o depósito mais em conta. Hoje à meia-noite a Galp e a Repsol voltaram a subir os preços, pela vigésima vez este ano. Entretanto nos mercados internacionais está-se a dar a tendência inversa, o preço do petróleo desceu. Os preços tão altos começaram a doer no bolso dos consumidores nos EUA (um dos maiores consumidores do ouro negro), e as pessoas estão a deixar de conduzir e a utilizar mais os transportes públicos reduzindo a procura.

Será caso para dizer que por cá a Galp resolveu empreender uma acção pedagógica, espremer-nos o dinheirinho todo até aprendermos e começarmos a andar de transportes públicos.

terça-feira, maio 27

O Acordo Ortográfico

Os políticos acharam por bem legislar sobre a maneira como falamos e como escrevemos, querem por-nos a falar mal falar como se fala do outro lado do Atlântico. Qualquer dia estamos a ver na televisão o Sócrates a dizer "ei cara! tudo em cima?", mas como qualquer bom jurista pode dizer, legislar sobre a língua é escusado, as línguas estão vivas, e desenvolvem-se de forma natural e independente da vontade legislativa.

Entretanto lá por fora já dizem que nós os portugueses, ex-potência colonial, tivemos de ceder à globalização e admitir o facto que não somos nós que ditamos o que é o português, são os brasileiros porque são mais numerosos. Quer isto dizer que muito possivelmente em tempos próximos vamos ter de gramar com traduções mal-feitas, oriundas do outro lado do Atlântico nos livros, no software, em documentos oficiais... Arrepio-me de medo quando penso nisso, eu sou português e orgulho-me de falar e escrever de forma correcta.

sábado, maio 24

Mais Gasolina

Com os preços em alta, já toda a gente reparou que é cada vez mais caro andar de carro. Andavam por aí a falar num boicote à Galp, até agora não vi nada. Mas tenho uma boa sugestão, deixem o capitalismo funcionar, e comprem onde é mais barato. Afinal é muito fácil descobrir onde. O Mais Gasolina é um site onde é possível procurar os postos de abastecimento de combustível mais barato, em todo o país. A coisa foi bem feita ao estilo web 2.0, são os utilizadores que fornecem o conteúdo, e até tem integração com o Google Maps. Encontrei a dica no Portugal Profundo.

Direitos Humanos para a China

Com o aproximar dos jogos olímpicos a Amnistia Internacional está a tentar chamar a atenção para as violações dos direitos humanos em território Chinês. A campanha inclui muitas iniciativas, incluindo esta bonecada animada que mostra o que é que acontece por lá às vozes discordantes. Os bonecos são giros, a história é triste.

sexta-feira, maio 23

Clunk no Lounge (as fotos)

Finalmente fui revelar as fotos que tirei na noite do concerto dos Clunk no Lounge, além do concerto ficaram muitas outras coisas registadas. Nessa noite apanhei uma carraspana de respeito, e é natural que as fotos tenham saído um pouco... abstractas. No entanto há fotos que gosto muito, e definitivamente vou dar uma nova oportunidade ao Splitzer, o acessório da Lomo que permite recortar os enquadramentos, em combinação com o flash colorido abre enormes possibilidades. E é isso, apesar de ter desperdiçado metade da película (dois rolos que gastei nessa noite) até fiquei contente. O acaso dá sempre origem a qualquer coisa interessante.

quarta-feira, maio 21

Onde é que anda o Talento?

Concordo plenamente com o que diz Pedro Lomba no seu artigo de opinião no Diário Económico:

Fala-se muito em igualdade de oportunidades. Mas o problema não está na igualdade. O problema está nas oportunidades. São as oportunidades que precisamos de criar e distribuir. Portugal é um país em que os talentos se perdem porque poucos perdem tempo com os talentos.

Snow Crash

Hoje ao ler um artigo sobre as últimas novidades no Google Earth, a inclusão de uma layer com notícias do Google News, não pude deixar de pensar pela enésima vez na parecença cada vez maior com o globo terrestre pesquisável que aparece em Snow Crash um romance de ficção científica de Neal Stephenson. Não resisti à tentação de pôr-me à procura, e com efeito descobri que essa parecença não é obra do acaso. Pelos vistos a ideia vem do livro mesmo.

Tem personagens interessantes, é politicamente incorrecto, e está salpicado com humor. Além das qualidades literárias, teve realmente a capacidade de nos deixar entrever um pedaço de futuro. Espero bem que alguns outros elementos do livro nunca se venham a concretizar. Mas que mais vos posso dizer, peguem no livro e descubram uma face possível para o apocalipse capitalista.

quinta-feira, maio 15

Festa no Bacalhoeiro

No próximo sábado o Bacalhoeiro vai celebrar a inauguração do seu site web. Por enquanto só o blog é que está activo, o sítio oficial diz que ainda está em manutenção, por isso guardem a vossa curiosidade. Na festa vão actuar os meus amigos, os Clunk (por isso não percam), e Dj Balboa's Connection.

Os Jogos São para Toda a Gente

Sinais dos tempos que correm, neste pequeno excerto dum noticiário podemos ver como hoje em dia o público alvo das consolas e dos videojogos se alargou para outras faixas etárias para além da tradicional. Enquanto a Sony e a Microsoft se concentraram a fazer mais do mesmo, mais vértices, mais resolução, mais jogos de porrada. A Nintendo conseguiu fazer uma mudança de paradigma, tornar a interacção entre humano e máquina mais natural, e trazer o entretenimento em formato electrónico a toda a família. Já não é coisa de miúdos definitivamente. A acção de jogar pode trazer até efeitos benéficos, tanto psicológicos como físicos, retirando as pessoas da apatia e dando-lhes motivos para se sentirem entusiasmados com algo novamente.

Via blog do zefrank.

quarta-feira, maio 14

A Importância da Libertação Tecnológica

Hoje encontrei uma palestra que fala sobre tecnologia e a sua evolução no século XX, chama-se The Future of the Internet and How to Stop It, e ressalta a importância de não deixarmos que imponham limites e barreiras à inovação. De não deixarmos as tentações monopolistas e a perseguição do lucro, ou até os delírios orwellianos dos que nos governam, limitarem a liberdade individual. O tema pode parecer um pouco técnico mas a palestra é muito acessível e engraçada, além disso está muito bem ilustrada com exemplos dos passado recente. O orador é um professor da Escola de Direito de Harvard, Jonathan Zittrain, a falar para uma sala cheia de gente em Princeton em finais de Março. Ele é o autor de um livro com o mesmo nome e no qual a apresentação se baseia, e onde claro todo o tema é tratado com mais profundidade.

terça-feira, maio 13

Em Portugal a Lei é Só Para Alguns

Realmente quem pode, pode.

O primeiro-ministro, José Sócrates, o ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, e vários membros do gabinete do chefe do Governo violaram a proibição de fumar no voo fretado da TAP que ligou Portugal e Venezula e que chegou às cinco horas da manhã de ontem a Caracas (hora de Lisboa, 23h30 na capital venezuelana). O assunto foi muito comentado durante o voo por membros da comitiva empresarial que acompanha Sócrates e causou incómodo a algum pessoal de bordo.

(...)

João Raio, supervisor do voo TAP, contactado pelo PÚBLICO ainda durante o voo, começou por dizer que aquele era “um voo fretado” e que “às vezes” aquelas situaçõs aconteciam. Questionado pelo PÚBLICO se era ou não proibido disse não ter dúvidas que era. “Às vezes há estas situações de excepção”. Contou então como as coisas aconteceram. “Algumas horas depois de o voo ter partido o ministro Manuel Pinho foi fumar. Ninguém me tinha perguntado se se podia ou não fumar. Fui falar com o comandante que não gostou da situação, mas que disse para arrranjar uma zona para fumar, se não ainda acabariam a fumar no 'cockpit'”.

Podem consultar a notícia no jornal Público.

quinta-feira, maio 8

Passeio pelas Rías Baixas

No passado fim-de-semana retornei à Galiza, aproveitei para visitar a minha cara-metade, mas também para fazer um pouco de turismo pela região. Fugindo um pouco aos grandes centros urbanos meti-me à estrada e andei de visita pelas Rías Baixas. Uma zona extremamente rica, tanto em recursos naturais como em beleza. Não admira que nesta costa recortada as actividades económicas principais parecem ser mesmo a pesca, a piscicultura e o turismo. Passei por vários sítios, a Illa de Arouza foi a minha primeira passagem, e foi a que me deixou mais boas recordações. Sem nada preparado saí à procura de um destino aprazível para passar um fim de tarde, a minha guia conduziu-me à ilha e acertou em cheio. A fotografia que deixo para ilustrar esta memória é justamente o pôr-do-sol nesse dia, na praia.

Já na jornada seguinte preparei-me conscienciosamente para passar o dia fora. Com o piquenique preparado e uma manta na mala do carro meti-me à estrada para um percurso mais longo. Passei pelo parque natural das Dunas de Corrubedo, mas não fiquei muito impressionado, sem dúvida o parque cumpre uma função de preservação muito importante mas realmente não tem grande coisa para ver. Estendi a manta para o piquenique ao lado duma cascata, a Fervenza da Madanela após ter perdido o percurso certo para o meu destino final. Já de barriga cheia voltei atrás, para o caminho certo. O Castro de Baroña é um assentamento fortificado, anterior aos romanos, que se ergue numa pequena península. Um pedaço de rocha enorme, sob o ataque permanente do mar, mas onde seguramente os habitantes se sentiam seguros de ataques humanos. A localização é realmente espectacular, embora as minhas fotos não lhe façam justiça.

Acabei um pouco entendiado de tanto andar de carro. As auto-estradas só ligam os grandes centros, e para nos movimentar-mos no resto do território galego é preciso seguir as pequenas estradas que atravessam todas as vilas, aldeias e casarios que houver entre o nosso ponto de partida e o de chegada. Mas valeu a pena descobrir a beleza imensa destas costas.

quarta-feira, maio 7

The Slip

Seguramente encorajado pelo sucesso das suas iniciativas anteriores Trent Reznor fez das suas outra vez e lançou outro trabalho dos Nine Inch Nails de forma gratuita na internet. O álbum chama-se The Slip, e também vai ter uma edição física, de momento a versão electrónica está disponível para download livremente.

Será isto o ponto de partida para uma revolução no modo como encaramos a distribuição de música? Eu gostaria de pensar que sim, que distribuição própria e autónoma eliminando os intermediários e as negociatas nos vai trazer mais qualidade e originalidade. Há muitas práticas duvidosas como as playlists radiofónicas contratadas, e os êxitos fabricados de tantas bandas que andam por aí que pouco mais têm que um palmo de cara, que só dificultam o contacto entre os verdadeiros músicos e o seu público.

Uma e Outra Vez

Foi apenas no inicio deste ano que descobri os Hot Chip. Ando um pouco atrasado já sei, ainda por cima a minha introdução foi Made in The Dark, o mais recente álbum de originais da banda inglesa de electropop. Escusado será dizer que o som que eles produzem me agradou muito, entre as canções feitas no escuro estão peças realmente boas. Depois de algumas semanas de escuta atenta decidi que tinha de escutar também o resto da discografia, ainda não consegui desencantar o primeiro, Coming on Strong. Mas fiquei maravilhado com o segundo, The Warning. Contem canções fantásticas, algumas delas que me soavam de algum lado (que eu já tinha ouvido seguramente nalgum dj set ou parecido), mas destaca sobretudo porque é um conjunto mais coeso e que faz sentido como um todo. Realmente não consigo deixar de o ouvir uma e outra vez. Até já dei por mim a pensar onde é que andaria com a cabeça há dois anos para me escapar o lançamento.

Clunk no Lounge

Na próxima sexta-feira, dia 9 de Maio estão todos convidados para ir ao Lounge. Os Clunk vão actuar, e em seguida haverá um set de Mário Valente. Eu vou lá estar como de costume, para fazer a cobertura fotográfica e para dar o meu apoio como fã.

terça-feira, maio 6

Ideias Estragadas

Já contei que no fim de semana alargado do 25 de Abril fui até casa, ao Alentejo. Só passei por Vila Viçosa umas horas, fui lá para estar com os meus pais, nada mais. Acontece que levei a minha LC-A+ atrás, cheguei cheio de vontade de tirar umas fotos aos campos alentejanos que já floriram, cobrindo-se de roxo e amarelo. Esqueci-me foi dos rolos, o que se revelou um problema. Encontrar algum sítio onde me vendessem película fotográfica foi bastante difícil, o comércio estava todo fechado a malta queria era descanso. Acabei por ir parar a uma loja de chineses, onde me venderam uns rolos fora de prazo. Até fiquei contente, comprei-os ao preço da uva mijona, e fiquei a imaginar as experiências que podia fazer com aquilo. Os resultados como era óbvio não foram esplendorosos, mas há algumas que têm um toque engraçado.

Monstra 08

Com o Indie Lisboa terminado, vai começar outro certame que pode ser de interesse para os cinéfilos lisboetas e não só. O 7º Festival de Animação de Lisboa, carinhosamente apelidado de Monstra, vai decorrer entre 8 e 18 de Maio. As salas que vão receber os filmes são mais ou menos as mesmas que participaram no Indie. Além da dimensão cinematográfica, existem actuações de Dj's e Vj's ao longo das noites do festival.

segunda-feira, maio 5

A Ignorância é a Maior Inimiga do Ambiente (Epílogo)

Realmente não sei como é que ficou o caso do cidadão que se viu envolto em problemas com a lei por estar a usar combustível reciclado a partir de óleo vegetal. Não consigo encontrar informação sobre o desfecho do caso. Consegui sim encontrar as instruções para montar facilmente em casa um engenho que nos permite processar o nosso próprio biodiesel. Para quem quiser ajudar o ambiente e poupar uns trocos, ou para os simples curiosos, podem dar uma olhadela nas instruções.

Entretanto o preço dos combustíveis continua a subir em flecha. A liberalização deste mercado era suposto conseguir melhores preços para os consumidores, afinal isso não aconteceu. As petrolíferas estão a usar especulação em torno ao preço do barril de crude como pretexto para espremer mais e mais o bolso dos consumidores. Para o Estado a coisa também não é tão má assim, porque o o imposto sobre os combustíveis é uma taxa que incide sobre o preço. Mas parece que alguém teve o bom-senso de pedir uma investigação à Autoridade da Concorrência, esperemos que dê algum resultado e não se fique pelas intenções.