quarta-feira, março 5

Ghosts I

Seguindo um pouco a linha do que os Radiohead fizeram com o seu último álbum, Trent Reznor acaba de embarcar numa experiência do género. Livre do empecilho das editoras, o novo álbum dos Nine Inch Nails chama-se Ghosts I, é o primeiro de quatro volumes que vão ser disponibilizados de forma livre. Foi o próprio Reznor a disponibilizar um pacote com a música e com um folheto de 40 páginas sob a forma de torrent.

Além deste pacote que é completamente grátis e que o próprio autor encoraja que se distribua, existem vários pacotes pagos, que trazem o disco em suporte físico e outras coisinhas boas. Pelos vistos a jogada não está a correr nada mal, porque desses pacotes o mais caro (Limited Edition Ultra Deluxe Package que custa 300$) esgotou em pouco mais de um dia gerando 750.000$ em receitas.

Isto parece quase a prova de que os músicos e a música já não precisam da indústria da música para ter sucesso e chegar aos fãs. As editoras sempre foram simples intermediários, nem sempre interessados na qualidade ou na originalidade, mas sim no lucro. Entretanto começam a aparecer os avisos para que a indústria do audiovisual não caia no mesmo erro. Avarentos e interessados apenas em manter as suas gordas margens de lucro estão a deixar passar ao lado as oportunidades que o panorama da distribuição digital lhes oferece.

Sem comentários: