terça-feira, outubro 31

Potências de Dez

Esta curta metragem ilustra a dimensão do homem, a nossa insignificância, quando saímos da escala a que estamos habituados. Descobri esta preciosidade num blog mas no site Powers of 10, dedicado à iniciativa e aos autores, onde poderão descobrir as respostas a todas as vossa dúvidas. Reconheço que isto já é um pouco velho, o filme já saiu à algum tempo, por isso mesmo já se criou uma espécie de fenómeno à volta da ideia. Que inclui algumas reinterpretações notáveis, recomendo esta dos Simpons.

sexta-feira, outubro 27

Festa do Vinha e do Vinho 06

Mais uma vez Borba vai realizar a já tradicional Festa da Vinha e do Vinho, deixo aqui o programa deste ano para darem uma olhadela. E claro que recomendo uma visita, para assistir aos espectáculos, provar o vinho, ou simplesmente ir dar um passeio.

segunda-feira, outubro 23

Filme da Treta

A dupla toni e zézé já passou pela rádio, pelo teatro, pela televisão, e agora pelo cinema. Assim que ouvi falar da existência de um Filme da Treta, deu-me logo a curiosidade, pelos vistos não foi só a mim, o filme estreou com recordes de audiências. Eu cá não pude ir na semana de estreia, só este sábado tive opurtunidade de pegar no meu King Card e ir até ao Alvaláxia vêr o filme. Sim porque os senhores da Medeia fizeram birrinha e chatearam-se com os da Millenium, quem ficou a perder foram os otários como eu que compraram o famigerado do cartão e que agora estão limitados aos filmes generalistas que passam no cinema-estádio.

Mas vamos lá ao que interessa, o filme, que para ser sincero é mesmo uma granda treta. Eu sou um admirador de José Pedro Gomes e António Feio, mas sinceramente o tipo de humor a que me habituaram não está presente neste filme. Ou por outra, está e não está, os trocadilhos, as piadas piadas nonsense, e os lugares comuns sobre uma Lisboa bairrista e brejeira estão lá. Mas as piadas inteligentes, as mensagens relativas a este ou aquele tema da actualidade, a crítica social, isso está ausente.

Eu tenho o hábito (para a maioria das pessoas um grande defeito) de fazer julgamentos muito rápidos sobre as coisas. Às vezes engano-me claro, mas desta vez acertei. Logo a abrir, o genérico pareceu-me um rip-off mal enjorcado dos Monty Python. A sequência inicial do filme só confirmou a suspeita. Há algumas cenas lá pelo meio que até estão bem sacadas, mas a longa metragem não tem qualquer fio narrativo. Os elementos narrativos que aparecem aqui e ali são totalmente desconexos e servem apenas para justificar a introdução dos mesmos trocadilhos que já ouvimos vezes sem fim, sempre à custa de frases sem nexo inspiradas no Zézé Camarinha e pontapés na gramática. O público em geral até achou graça, suponho que é bom, pelo menos é uma produção lusa a que está a fazer dinheiro nas bilheteiras.

quinta-feira, outubro 19

Clunk no Paródia

Hoje à noite os Clunk vão dar um concerto acústico no Bar A Paródia. O grupo ainda está a dar os primeiros passos, renascidos das cinzas dos GWAS. A adição de um novo elemento, e de um novo instrumento, trouxeram algumas alterações ao som da banda. Já demonstraram a nova fórmula nalguns concertos, hoje vamos ter a opurtunidade de os ouvir em versão unplugged.

terça-feira, outubro 17

Canoagem no Zêzere

Neste fim de semana que passou juntei-me a uma actividade organizada pela Associação Juvenil Doutor Jardim, no âmbito da iniciativa Outubro Radical, fomos todos dar uma voltinha até ao Zêzere. Já andava com vontade de experimentar canoagem à algum tempo. Na realidade já tinha feito, mas numa albufeira sem rápidos nem correntes. Verdade seja dita, também não encontrámos grande rápidos é certo, mas é muito mais divertido fazer no rio.

O convívio com a malta animou a viagem. Já na água a bom disposição continuou, os oito kilómetros não custaram tanto assim. Doeu um pouco a actividade física claro, um gajo já não tá pa estes esforços, mas compensou a chegada a Constância onde tínhamos uma lauta refeição à espera. A fome apertava, e todos tinham a sua história para contar, a sua aventura particular. Eu e o meu parceiro de ocasião não escapámos à regra, tivemos um percurso pouco acidentado, adaptámo-nos bem. Lá para o fim já pensávamos que percebíamos daquilo... Acabamos por ficar encalhados quase quase à chegada, morremos na praia!

Mas sair do estado líquido, vestir roupa seca e atirar-se à refeição que o Restaurante Trinca Fortes nos proporcionou deu novas forças a todos. Acábamos por ficar um pouco mais do previsto por Constância. A vila que serviu de morada a Camões é muito bonita, extremamente bem arranjada. E nota-se que o turismo está bem aproveitado, o investimento no lazer e nas actividades ao ar livre compensou. Recomenda-se a visita. Todos os que tiverem curiosidade podem passar pelo meu álbum para dar uma olhadela.

sexta-feira, outubro 13

O Pastor Amoroso

Todos os dias acordo com alegria e pena.
Antigamente acordava sem sensação nenhuma; acordava.
Tenho alegria e pena porque perco o que sonho
E posso estar na realidade onde está o que sonho.
Não sei o que hei-de fazer das minhas sensações.
Não sei o que hei-de ser comigo sozinho.
Quero que ela me diga qualquer cousa para eu acordar de novo.


Alberto Caeiro

quinta-feira, outubro 12

300

Vem aí mais uma adaptação da obra de Frank Miller ao cinema, está neste momento em fase de produção, mas já se conhecem alguns detalhes. Já existe um trailer, e está disponível alguma da arte que inspirou este filme. Não posso falar da qualidade do filme, porque ainda não o vi, posso sim comentar um pouco da banda desenhada (que é excelente), e os factos históricos que relata. Sim porque 300 de Frank Miller é uma graphic novel histórica, que relata acontecimentos que remontam ao ano 480 antes de Cristo.

Uma das obras maiores de Miller, descreve-nos a épica Batalha das Termópilas, que decorreu durante as chamadas Guerras Médicas ou Guerras Greco-Persas, onde também se integra a famosa Batalha de Maratona. Esta foi uma batalha desigual na qual 300 Espartanos juntamente com 7000 aliados de outras Cidades Estado gregas protegeram o desfiladeiro das Termópilas, local fulcral para a entrada na Grécia.

O exército Persa era muito maior que o grego, avaliado em cerca de um quarto de milhão de soldados. Os guerreiros helénicos travavam uma batalha desigual, mas melhor treinados e equipados, motivados e aproveitando o terreno conseguiram defender a sua posição durante dias, causando sérias baixas ao inimigo. Só através da traição de um pastor, os persas conseguiram um caminho alternativo para trás das linhas gregas. A aliança grega retirou, ficando para trás Leónidas e os seus espartanos juntamente com um pequeno contigente de homens que lutaram até à morte para cobrir a retirada. O sacrifício deu os seus frutos, apesar da vitória a Pérsia acabou por abandonar os seus planos de expansão, em virtude do número de baixas desmesurado nesta e noutras batalhas.

A obra é fiel aos factos históricos conhecidos, aos ambientes, e à caracterização das personagens. Com poucas falas, e um estilo de desenho muito duro, com linhas fortes e ambientes carregados. O estilo é comparável à técnica usada na série Sin City, mas destaca-se a introdução da côr. A narrativa fala-nos de heroísmo e de espírito de sacríficio de homens que lutam pela liberdade do seu povo, sabendo à partida que têm os dias contados. Um pequeno grupo de homens que consegue sobrepôr-se a uma força muito maior e com mais recursos.

segunda-feira, outubro 9

Acabou-se o Verão, Acabou a Preocupação com a Floresta

Pois é, o Outono já chegou à algum tempo, já andam por aí as folhas caídas. Já podemos pensar nas castanhas assadas e na água pé do São Martinho. Com o mudar das estações também mudam as prioridades do Governo. Depois de um Verão em que se ouviu repetidos anúncios de "prioridade política" à floresta, o governo suspendeu os apoios à silvicultura e à floresta. Como justificação, são apontados "o nível de compromissos já assumidos" e a "existência de um elevado número de projectos em análise", que "aconselham a suspensão" de novas candidaturas, "por forma a não defraudar as expectativas dos seus destinatários e evitar a desnecessária sobrecarga dos serviços com tarefas associadas à gestão". Os agricultores por seu lado queixam-se que ainda não receberam resposta a projectos apresentados à mais de um ano...

sexta-feira, outubro 6

Cansei de Ser Sexy

Uma surpresa agradável do outro lado do Atlântico. Sim, porque em termos musicais, temos já uma ideia pré-concebida do que pode vir do Brasil, temos o samba, temos o bossa nova, temos nomes clássicos que deixaram mossa no mundo musical. Mas não estamos à espera dos Cansei de ser Sexy. CSS para abreviar, eles não têm nada a ver com telenovelas, nem com o Carnaval nem com o Leandro e Leornado (mete gajas boas à mesma estejam descansados). Formados em São Paulo, em 2003, o grupo pratica um som electro que já os tornou conhecidos fora do Brasil. Neste momento andam pelos Estados Unidos a fazer as primeiras partes dos Ladytron. Já estão bem encaminhados os rapazes, cinco raparigas e um rapaz para ser mais preciso. Já devem ter ouvido o êxito instântaneo alala alala, mas há mais para descobrir, muito mais. Aqui fica "Meeting Paris Hilton"...

quarta-feira, outubro 4

Outubro Radical

Para quem gostar de desportos radicais, a Associação Juvenil Doutor Jardim vai animar Vila Viçosa todos os fins de semana durante Outubro. Várias actividades, "pró menino e prá menina", emoções fortes para todos!

segunda-feira, outubro 2

Cell Phone's Dead

Já anda por aí a rodar o novo trabalho de Beck, "THE INFORMATION". Ainda não tive opurtunidade de ouvir o albúm todo, mas o que provei até agora deixou-me com água na boca. Beats dançáveis, mix's incongruentes com melodias delicadas que nos fazem mexer a cabeça. O próprio video do tema que vos apresento é feito de colagens e pastiches, poderia ter saído de uma sessão de veejay, aqui fica o primeiro single. Aproveito para recomendar a visita à página oficial, beck.com que vale bem a pena.