sexta-feira, novembro 30

Está Proibido!

Recomendo vivamente a leitura deste artigo de opinião de António Barreto, que apareceu no jornal Público de 25 de Novembro de 2007, mas que também está disponível no blog Sorumbático. Trata sobre as regras que cada vez mais nos impõem, e que ameaçam acabar com algumas das coisas mais saborosas que temos. Já falei aqui do encerramento da Ginginha, mas por esta leva querem fechar tudo o que for caseiro e típico. Vai-nos sobrar o Mc Donalds e a Coca-Cola...

Papiroflexia

Gostei deste pequeno filme de animação, fez-me lembrar o Vasco Granja e o Konec. No mundo da bonecada as coisas parecem sempre fáceis, para bem ao para o mal no mundo real moldar a nossa vida é tremendamente difícil.

O título é Papiroflexia, nome porque é conhecida a antiga arte do Origami em Espanha. Eu próprio sei fazer uma ou outra figura de papel, coisitas simples. Mais uma das tantas coisas que me interessam mas que não tenho tempo para aprofundar.

terça-feira, novembro 27

Os Actores e a Greve dos Argumentistas

A greve dos argumentistas americanos ainda decorre, e além do apoio do público existe um movimento de actores que se juntou a eles em solidariedade. O movimento chama-se Speechless, e também reivindica os direitos dos criativos sobre a sua obra, em detrimento das grandes máquinas de fazer dinheiro que são os estúdios. As últimas novidades podem ir sendo acompanhadas através do blog United Hollywood. No Sound+Vision também estão em cima do assunto, passem por lá para ver um dos vídeos da campanha organizada pelos actores. Eu deixo aqui um vídeo de Irving Brecher que encontrei no blog do Ze Frank, e que vai ao cerne da questão.

sexta-feira, novembro 23

Sexta-Feira Negra

Hoje é a sexta-feira negra (Black Friday), que ao contrário do que pode parecer à primeira vista não é uma coisa má. É o dia que se segue à Acção de Graças nos Estados Unidos, e é também o dia em que tradicionalmente todos resolvem começar as compras de Natal. Ou seja, o tiro de partida para começar a orgia consumista natalícia. O nome sexta-feira negra vem dos números, mais concretamente dos números do balanço das lojas e do comércio em geral que saem do vermelho para ficar a preto. Assim toda a gente trata de lançar os seus produtos, por na rua as campanhas publicitárias, refazer os stocks. Hoje as lojas vão estar abertas até mais tarde, e vai haver multidões em peregrinação às superfícies comerciais.

Mas as orgias consumistas são impopulares em certos círculos, por isso mesmo há gente que se dedica a fazer campanhas tão curiosas como o Buy Nothing Day.

Um Arco Íris na Indústria da Música

Dia de 10 Outubro deste ano ocorreu um fenómeno novo e fantástico. Começou a venda na Internet do último álbum dos Radiohead, In Rainbows. O lançamento de um novo álbum deste grupo é sempre uma boa notícia para um fã como eu, e é muito bom, não deixo de ouvir desde que o comprei. Possui uma particularidade muitas vezes presente na música dos Radiohead, o nosso ouvido vai-se habituando, vamos encontrando pequenos detalhes e nuances que fazem toda a diferença, quanto mais ouvimos mais gostamos. Mas há outra coisa fantástica para além da qualidade do álbum e potencialmente mais influente sobre a música e sobre a industria da música. Cansados da forma de agir de uma indústria que abusa dos artistas e que está sempre a tentar alienar o seus clientes os Radiohead disponibilizaram o álbum duma forma diferente do habitual. Há duas formas de o conseguir, numa caixa com o disco e uma série de extras, e sob a forma de download. A novidade é que para fazer o download é o cliente que põe o preço ao que está a comprar. Eu próprio segui este processo, e comprei os MP3's pelo preço que me apeteceu.

Logo após o lançamento o álbum foi aclamado pelos críticos, no entanto muitos vaticinaram o fracasso financeiro da iniciativa. No entanto os profetas da desgraça enganaram-se redondamente, apesar de estar disponível há pouco tempo parece que já se arrecadaram com as vendas qualquer coisa como 10 milhões de dólares. Isto apesar de ter sido largamente piratado, e de muita gente ter pago uma ninharia para o obter. A indústria da música devia olhar com atenção porque há muitas lições a tirar. Até os retalhistas de música andam a protestar contra o abuso das editoras.

All I Need

i'm the next act
waiting in the wings
i'm an animal
trapped in your hot car
i'm all the days
that you choose to ignore

you are all i need
you are all i need
i'm in the middle of the picture
lying in the leaves

i am a moth
who just wants to share your light
i'm just an insect
trying to get out of the night
we only stick like glue
because there are no others

you are all i need
you are all i need
i'm in the middle of the picture
lying in the leaves

it's all right
it's all wrong
it's all right
it's all wrong
it's all right
it's all wrong
it's all right


All I Need, do álbum In Rainbows dos Radiohead.

terça-feira, novembro 20

A Ginga

A Ginjinha do Rossio era um monumento nacional. Uma referência que amigos italianos, brasileiros e alemães procuravam para provar uma das melhores ginjinhas portuguesas. Aquele espaço tresandava a história e a convivialidade, a sorrisos largos e a um leve ondular de fígados conservados em ginja. Pois que se varrese o seu chão com mais frequência. Que se pusesse um médico à porta. O mal, porém, não é apenas o encerramento da Ginjinha do Rossio, esse parapeito da história da cidade e do país. O mal é a onda de lixívia sintética que vai passando por tudo quanto é "segurança alimentar" nas vetustas tascas onde vinhos fatais fizeram literatura e, certamente, doenças hepáticas. Essa onda que prega a normalização dos costumes alimentares acabará com a pequena alma dessas nobres instituições de pecado, como a Ginjinha do Rossio. Portugal aplica estas leis melhor do que ninguém. A breve prazo, agentes policiais entrarão nas nossas casas apreendendo bacalhau com excesso de sal e ginja da Beira Alta. Seremos saudáveis e faremos jogging. Tudo o resto será encerrado.

Por Francisco José Viegas, no Jornal de Notícias

O Blog do Ano 2007

Todos os anos The Bobs (The Best of the Blogs) atribui prémios aos melhores weblogs em 15 categorias. A concurso estavam 7 mil blogs submetidos por internautas de todo o mundo e depois seleccionados pelo júri. Uma tarefa hercúlea já que estavam admitidas a concurso dez línguas, entre elas o português. Vale a pena espreitar tanto a lista de premiados pelo júri, como a lista de preferidos do público.

O vencedor absoluto foi Fotomania de Xenia Avimova, uma jornalista da Bielo-Rússia com apenas 23 anos. Nele mostram-se fotos do dia a dia em Minsk combinados com textos, é mesmo um diário como um weblog é suposto ser. Gostei bastante das fotos, os caracteres cirílicos é que me passam ao lado a língua dificulta a leitura, ainda vou ter de encontrar um tradutor. Dignos de menção também são Alive in Bagdad (prémio para o melhor videoblog) e Jotman (prémio repórteres sem fronteiras). O melhor blog em português foi O Blog do Tas, de um jornalista, actor e comediante brasileiro.

domingo, novembro 18

Happy Springtime (Bush is Over)

Existem vários movimentos de cidadãos americanos que querem ver os EUA fora do Iraque, e o George W. Bush fora da Casa Branca. Um deles é o movimento Bush is Over. Há pessoas de todas os credos, estratos sociais e idades. A activista que realizou este vídeo tem apenas oito anos, até ganhou um prémio de criatividade atribuído pela Lego.

sexta-feira, novembro 16

Morangos e Farsantes

Para mim não é novidade que as bandas que saem da conhecida série televisiva Morangos com Açúcar não passam de uma farsa. Uma manobra de marketing destinada a vender CD's equipamento escolar e sabe-se lá que mais a uma multidão de miúdos que pensam aquilo são pessoas a sério (e com talento). Mandaram-me uma comparação bastante gira entre uns temas da conhecida série e os temas originais, pode ser educativo e revelador. Por favor mostrem a todos os fãs dos 4 Taste e dos D'Zrt que conhecerem.

Já agora que estou a falar de farsas da televisão, vou também falar mal da Floribela. Essa menina tão prendada e encantadora que não é mais que a versão nacional de um franchise que teve origem na América Latina. Quem é que já ouviu falar a Floricienta? Uma gata borralheira enfiada num cenário de Música no Coração, modernizada e toda boazona. Em exibição em vários países, pelo que dizem a versão nacional nem é grande coisa.

quinta-feira, novembro 15

A Morte da TV e a Greve dos Argumentistas

Para quem não saiba os argumentistas americanos estão em greve, as razões são simples, e o público até está do lado dos criativos. Claro que o papel de mau da fita é ocupado pelas produtoras que não querem pagar os direitos dos escritores sobre obras transmitidas através da Internet. Isto tem tudo a ver com a morte da TV como meio de distribuição. A malta prefere ver o que lhe apetece, quando lhe apetece, em vez de ter de se especar em frente à caixa mágica e papar com o está a passar nesse momento. Esta mudança no paradigma (como acontece com todas as mudanças) provoca medo nos distribuidores de conteúdos, que estão a ver como se alteram as regras do jogo. E claro, a defesa é abarbatarem-se a tudo o que conseguem. A questão está explicado de forma excelente num artigo de Damon Lindelof, argumentista principal da conhecida série Lost. Encontrei o artigo através do blog do Nuno Markl.

terça-feira, novembro 13

Poemas dos Dois Exílios

Dói viver, nada sou que valha ser.
Tardo-me porque penso e tudo rui.
Tento saber, porque tentar é ser.
Longe de isto ser tudo, tudo flui.

Mágoa que, indiferente, faz viver.
Névoa que, diferente, em tudo influi.
O exílio nado do que fui sequer
Ilude, fixa, dá, faz ou possui.

Assim, nocturno, a árias indecisas,
O prelúdio perdido traz à mente
O que das ilhas mortas foi só brisas,

E o que a memória análoga dedica
Ao sonho, e onde, lua na corrente,
Não passa o sonho e a água inútil fica.


Fernando Pessoa

segunda-feira, novembro 12

Escapadela Para o Outono

No principio deste mês fui fazer mais uma visita à Galiza. Agora tornou-se ponto de passagem habitual, afinal temos de ver os entes queridos. Mas não me fiquei pela Galiza, retornei também a Grandas de Salime, por onde já tinha passado em tempos. A desvantagem foi que me fartei de fazer quilómetros num carrinho alugado, mas a companhia valeu a pena. Como bónus tive um momentos de nostalgia outonal, bem diferentes do meu dia-a-dia de hoje. Desfrutar das paisagens, levar a vida passo a passo e sem pressas. Ir apanhar castanhas ao bosque e depois assas-las em fogo de lenha. O problema é que como pano de fundo a toda esta paz está sempre a necessidade de estar noutro lugar, ir daqui para ali, voltar à rotina de sempre. Ou pelo menos a rotina actual que se eterniza. Ficaram as fotografias, porque o momento desvaneceu-se demasiado depressa.

quarta-feira, novembro 7

O CD Morreu, Larga Vida ao Vinil

Não, não me enganei no título, nem estou com delírios. As vendas do velho formato estão a aumentar, e há quem diga que o disco de vinil tem cada vez mais hipóteses de sobrevivência e vai superar em longevidade o Compact Disc, o seu sucessor. Hoje em dia as grandes vantagens do CD desapareceram. A sua maior portabilidade e a facilidade para fazer cópias não têm maneira de rivalizar com o novo formato de distribuição musical por excelência, o MP3. Em compensação existem muitos melómanos e audiófilos que sempre guardaram o vinil no coração. Há quem jure a pés juntos que o som do compacto não é capaz de igualar o velhinho e nostálgico disco negro. Hoje em dia já se fazem edições musicais num formato Vinil+MP3, que juntam as vantagens do velho e do novo.

terça-feira, novembro 6

A Boa Acção do Dia

Acabo de fazer a minha boa acção do dia, fiz uma modesta contribuição para a recolha de fundos do Fundação Wikimedia. Esta é a entidade que suporta projectos como a Wikipedia, a enciclopédia livre, escrita por voluntários. Além da enciclopédia há um dicionário, uma biblioteca, um catálogo de espécies, um repositório de ferramentas para o ensino e outras ferramentas gratuitas destinadas a levar o conhecimento humano a todos.

Eu uso e abuso destas ferramentas, acho que o mínimo que posso fazer é devolver um pouco. Em tempos traduzi um artigo para português, hoje em dia está bastante mudado. Mas essa é uma das coisas belas desta ferramenta, plantamos uma pequena semente de conhecimento, viramos as costas e quando damos por isso a coisa já cresceu muito e para melhor. Uma pequena contribuição monetária pequena é quanto se pede para continuar com este excelente projecto que está a mudar, e especialmente a democratizar, a forma como olhamos para o conhecimento. Por favor contribuam para o objectivo, acesso livre a todo o conhecimento humano.