quinta-feira, dezembro 25

Muitos Parabéns J.C.

Já chegamos ao fim das Saturnálias, mas hoje em dia festa pagã foi esquecida e supostamente celebra-se o nascimento de Jesus Cristo (que por acaso até foi noutra data mas vamos fazer de conta que ninguém sabe). Como já disse antes, até simpatizo com ele. Acho que trazia boas ideias, tentou espalhar a tolerância e o respeito pelo próximo. É pena que os seus ensinamentos sejam usados à séculos para pregar a intolerância e a subjugação aos dogmas fabricados pela Igreja. Será que ele se puder realmente ver o que se passa no mundo estará contente com o uso que fizeram do seu nome e do seu legado? Triste? Revoltado talvez.

É esta mesmo a ideia que serve de base à historia de uma banda desenhada que descobri recentemente. Trata-se de um webcomic, uma espécie de rádio-novela que entrega mais um pouco da história a intervalos regulares. O autor explora de uma forma satírica a revolta do filho de Deus, que se farta de assistir desde o reino celestial às atrocidades cometidas na Terra. Sente-se impotente, sente que ele e seu pai trairam a humanidade, e decide voltar para emendar algumas coisas.

terça-feira, dezembro 23

O Legado Bush

Não sei o que ficará para a história, mas neste momento George W. Bush é um dos presidentes mais impopulares que os EUA já tiveram, e é também uma das personagens mais odiadas a nível internacional. O recente episódio em que um jornalista iraquiano lhe atirou os seus sapatos numa conferência de imprensa (sinal de desprezo na cultura local) é sintomático disso mesmo. O jornalista ficou automaticamente famoso, há suspeitas que foi espancado imediatamente a seguir e pesa sobre ele um processo judicial com perspectivas de muitos anos atrás das grades. Mas há muitos que o considerem um herói. A reacção foi imediata, as notícias e os comentários multiplicaram-se. E deram origem a uma série de curiosidades. Por exemplo existe um sítio web com a mensagem "obrigado por atirares o teu sapato" que recolhe agradecimentos personalizados, basta tirar uma foto com um sapato na mão e enviar. Também são extremamente populares os jogos baseados no incidente, a mecânica é extremamente simples, atirar vários tipos de sapatos ao Presidente em fim de carreira.

A tradição estado-unidense é construir uma biblioteca para albergar o espólio deixado por cada presidente que se reforma. A biblioteca Bush já foi projectada, mas presumivelmente vai ser um projecto conversador (em termos arquitectónicos). Mas o desafio lançado pelo The Chronicle of Higher Education foi das coisas mais originais que encontrei ultimamente. Os leitores são convidados a fazer um esboço na parte de trás de um envelope para o que poderia ser edifício que representasse a era Bush. Tiveram uma aderência massiva, e os projectos finalistas foram divulgados recentemente. Acho que há ideias geniais, pessoalmente a minha preferida é uma biblioteca que tem apenas uma fachada falsa, e por trás o edifício é um buraco no chão com um lago que reflecte as janelas no meio. Mas gostos e opiniões pessoais à parte, o que é certo é que está bem patente que os americanos querem mudar.


Obrigado ao Bruno por me chamar a atenção para esta pérola.

Fantasias de Natal

O coelhinho foi com o pai natal e o palhaço no comboio ao circo!

sexta-feira, dezembro 19

The Crash Course

A crise financeira e económica está-se a reflectir cada vez mais na vida do comum dos mortais. Há pessoas a perder o emprego, ou a fazer contas à vida para tentar descobrir como vão pagar a casa, o carro e os créditos pessoais. É certo que muita gente tinha, e tem, a ilusão de que é perfeitamente possível viver acima das suas possibilidades recorrendo à magia do crédito. A parte pior é quando o crédito esgota. Isso é parte do problema, mas realmente os verdadeiros mecanismos que regem os bancos e o sistema financeiro são desconhecidos para a maioria das pessoas. Por isso mesmo cada vez há mais gente interessada em saber como funciona a alta finança. Mais ou menos pelas mesmas razões o Zeitgeist transformou-se num furor, com inúmeras traduções para várias línguas, adendas e revisões. Para quem estiver interessado numa abordagem um pouco mais séria, sem sensacionalismo ou teorias da conspiração, recomendo esta série de vídeos produzidos por Chris Masterson.

Ready to learn everything you need to know about the economy in the shortest amount of time?

The Crash Course is a condensed online version of Chris Martenson's "End of Money" seminar.

terça-feira, dezembro 16

O Presente: Uma Dimensão Infinita

O BES resolveu abrir a sua colecção de fotografia aos olhos do público, sob o título de "O Presente: Uma Dimensão Infinita" é possível ver cerca de 300 fotografias no Museu Colecção Berardo até ao final de Janeiro. Fui até lá este fim de semana e confesso que apesar de ter gostado bastante de algumas fotos não fiquei muito impressionado no geral. Mas a iniciativa é de louvar, e agradecer ao BES que é o proprietário da maior colecção de fotografia em Portugal a iniciativa de partilhar o seu espólio de forma gratuita.

Ainda deu para participar num pequeno passatempo de Natal organizado pela loja do Museu, em que os visitantes eram convidados a participar na criação de um postal de Natal com a ajuda de Pedro Cabrita Reis.

segunda-feira, dezembro 15

Fim de Semana em Berlim

O fim de semana passado aproveitei para dar uma escapadela até Berlim. O destino foi escolhido um pouco à última hora para aproveitar as férias e as viagens de avião a baixo preço. Foi pena a estada ser tão curta porque adorei Berlim, dois dias não dão para nada. Uma capital cheia de cultura, de pessoas diferentes, orientada para a tolerância e a arte. Onde os edifícios gigantescos e de linhas inovadoras convivem com os o tributo aos clássicos. Uma cidade que soube reinventar-se muitas vezes em tempos recentes, foi destruída, re-construída, separada, reunida.

Com um pouco de sorte irei lá voltar. Tenho de agradecer aos nativos o acolhimento que fez mudar completamente a ideia que tinha da Alemanha e dos alemães (danke Birgit).

Together


You and me forever
We belong together
And we'll always endeavor
Through any type of weather

You want everything to be just like
The stories that you read, but never write
You've gotta learn to live and live and learn
You've gotta learn to give and wait your turn
Or you'll get burned

We wrote our names down on the sidewalk
But the rain came and washed them off
So we should write them again on wet cement
So people a long time from now will know what we meant

You want every morning to be just like
The stories that you read, but never write
You've gotta learn to live and live and learn
You've gotta learn to give and wait your turn
I'm only concerned

I'm adding something new to the mixture
So there's a different hue to your picture
A different ending to this fairytale
And no sunset into which we sail

You want everything to be just like The stories that you read, but you can't write You've gotta learn to live and live and learn
You've gotta learn to give and wait your turn
Or you'll get burned

The Racounters

quarta-feira, dezembro 10

Brincadeiras Tridimensionais

No último encontro que tivemos da comunidade lisboeta de Ubuntu um tópicos que saltou para a mesa foi facilidade (ou dificuldade) de utilização dos programas de manipulação de imagem livres mais conhecidos. Neste tipo de discussão normalmente começar por um ponto muito simples, as ferramentas livres em vez de copiar as ferramentas proprietárias mais conhecidas na sua interface com o utilizador apresentam formas de utilização bastante distintas. Esta questão é para muitos um problema, mas creio que não deveria ser assim. A busca de novas formas de interacção, potencialmente melhores é algo de bom, e que deve ser estimulado em minha opinião.

Há dois exemplos clássicos para esta dicotomia. Nos programas de manipulação de imagem em duas dimensões os protagonistas da batalha são Gimp vs PhotoShop, no encontro uma das opiniões que vieram para a mesa era de que o Gimp tinha uma interface perfeitamente desejável, basta pensar que permite trabalhar em dois monitores. Com as ferramentas de um lado e a imagem que está a ser trabalhada do outro. Mas não me vou deter muito sobre isso, vou antes falar sobre ferramentas para geração de imagens tridimensionais. Hoje em dia o Linux é rei neste tipo de trabalho, os efeitos especiais de filmes multi-milionários são produzidos por render-farms com capacidades impressionantes, que correm o sistema operativo livre. No entanto são produzidas através de programas proprietários como o Maya. O seu equivalente livre mais conhecido é o Blender, que de novo, tem muitos críticos acerca da sua interface.

Foi pois com interesse e curiosidade, ainda com esta conversa fresca na memória, que descobri o apelo de uma das pessoas que colabora no desenvolvimento do Ubuntu. Ele precisava de um programa livre que funcionasse em Ubuntu, foi à procura, e recompilou alguns nomes pedindo a opinião aos frequentadores do seu blogue sobre eles. Mais tarde publicou os resultados da sua investigação. Um dos programas que lhe chamou a atenção foi o Art of Illusion, um programa em Java que portanto funciona em qualquer sistema operativo, extremamente simples e fácil de usar mas ao mesmo tempo bastante poderoso. Uma coisa que ajuda bastante a começar são os tutoriais que foram disponibilizados pela comunidade. Eu resolvi fazer o tutorial mais básico também, alguns passos simples para criar um relógio de areia. Posso dizer que fiquei extremamente impressionado comigo próprio e com o resultado, em cerca de uma hora tinha uma ampulheta com algumas falhas óbvias mas com muito bom aspecto mesmo assim.

Mas voltando ao projecto Blender, alguns artistas já tinham produzidos filmes de animação totalmente independentes usando a ferramenta. Mas aproveito para publicitar Yo Frankie, e o lançamento do primeiro jogo elaborado de base por uma equipa mista, em colaboração com pessoas do projecto Crystal Space. O jogo é totalmente livre para ser descarregado, jogado e modificado. Até à arte é acesso aberto, e os modelos que foram criados para povoar o jogo podem ser reutilizados por quem quiser. Como é isto possível perguntarão alguns, esta gente vai morrer de fome a trabalhar de graça. Existe alguma documentação que está disponível para consulta na Internet, além de alguns tutorais em vídeo no Youtube. Mas na loja online do Blender é possível comprar o DVD do jogo e uma miríade de livros que ensinam a fazer desenho tridimensional, animação e produção de jogos, trazendo a recompensa monetária para as pessoas que fazem este trabalho.

Talvez para os profissionais já com uma rotina de trabalho interiorizada isto não sirva. Mas para quem quer começar, ou simplesmente para os curiosos as ferramentas estão aí e são livres de usar. Só é necessário um pouco de imaginação. Deixo-vos com Big Buck Bunny, uma das personagens que nasceu através do software livre.

domingo, dezembro 7

Caprichos

Esta semana estive de férias, e já fiz muitos quilómetros, ainda hoje voltei de Berlim. Mas falar sobre essa viagem ficará para outra ocasião. Hoje vou só falar sobre um desvio que fiz na semana passada ao regressar da Galiza. Nunca fui a Aveiro, nem conhecia as praias da zona, mas foi realmente um capricho genial que me fez sair da auto-estrada nessa placa. O dia que estava chato e chuvoso acabou por se revelar maravilhoso.