Mas porquê? Por uma razão muito simples, este cd não é um "Compact Disc", é outra coisa. Eu não prestei atenção às letras pequeninas na contra-capa, este cd tem um sistema de protecção anti-cópia, que supostamente serve para garantir que não estamos a roubar a propriedade intelectual do artista.
Como é que me apercebi disso? Para o album poder ser ouvido num pc, a máquina em questão deve ser compatível Windows ou Mac. Eu em casa tenho Linux. Não funcionou, o cd não era um cd normal de música. O problema estava na protecção contra cópia.
Investiguei um pouco, já sabia algumas coisas sobre isto. Por exemplo estava a par do que está a acontecer com a SONY, que tem já vários processos em tribunal à conta do seu sistema de protecção, que por muitos é considerado spyware. O sistema da sony é inseguro, pode provocar problemas de segurança no pc e além disso comprovou-se que de vez em quando "liga para casa" a mandar dados para a Sony. Mais informação sobre o caso Sony aqui. Várias distribuidoras estão a introduzir sistemas deste tipo. A maioria dos melómanos e consumidores em geral ainda não se apercebeu mas estão-se a abrir precedentes muito perigosos. A Sony já tem vários processos em tribunal.
O cd que eu comprei é da EMI, e confirma-se tem um sistema de protecção. Existem umas letras pequeninas no site da EMI que me dizem quais são as condições que eles me impõe para eu ouvir o meu cd. Parece que o sistema de protecção da EMI também é perigoso e está mal feito, basta dar uma olhada aqui.
Ouvir este album é perigoso, pode afectar o seu pc. Além disso compra-lo implica renunciar a uma fatia dos nossos direitos.
Sem comentários:
Enviar um comentário