terça-feira, dezembro 27

Natal a bater Records

Há um amigo meu que tem uma teoria muito simples sobre a economia portuguesa. Ele orgulha-se de conseguir prever os anos de declínio, e também os de fartura. Mas como? Em que é que se baseia o modelo dele? Simples, nos anos em que o Benfica ganha o campeonato a economia cresce, as familias gastam, o povo está feliz. Afinal o Benfas é o clube do povo, e as massas têm de viver felizes para a máquina capitalista funcionar como deve ser.

O fenómeno ocorrido neste Natal pode de facto ser um dado importante para corroborar a teoria. As somas de dinheiro envolvidas subiram em relação ao ano passado. As notícias falam em números na ordem dos 3,7 mil milhões de euros movimentados no total, repartidos entre levantamentos multibanco, e pagamentos com cartão este mês.

Pois é, visto isto, parece que portugal está de boa saúde. A malta está contente, a usar o cartão de crédito, e a contrair empréstimos bancários para comprar as indispensáveis prendinhas. Entretanto os bancos patrocinam nevões no centro de Lisboa.

Se formos à homepage da instituição bancária responsável ainda nos podemos divertir com um educativo jogo que ensina os mais novos a poupar... hilariante o paradoxo, o jogo não é nada de jeito.

Sem comentários: