sexta-feira, novembro 23

Um Arco Íris na Indústria da Música

Dia de 10 Outubro deste ano ocorreu um fenómeno novo e fantástico. Começou a venda na Internet do último álbum dos Radiohead, In Rainbows. O lançamento de um novo álbum deste grupo é sempre uma boa notícia para um fã como eu, e é muito bom, não deixo de ouvir desde que o comprei. Possui uma particularidade muitas vezes presente na música dos Radiohead, o nosso ouvido vai-se habituando, vamos encontrando pequenos detalhes e nuances que fazem toda a diferença, quanto mais ouvimos mais gostamos. Mas há outra coisa fantástica para além da qualidade do álbum e potencialmente mais influente sobre a música e sobre a industria da música. Cansados da forma de agir de uma indústria que abusa dos artistas e que está sempre a tentar alienar o seus clientes os Radiohead disponibilizaram o álbum duma forma diferente do habitual. Há duas formas de o conseguir, numa caixa com o disco e uma série de extras, e sob a forma de download. A novidade é que para fazer o download é o cliente que põe o preço ao que está a comprar. Eu próprio segui este processo, e comprei os MP3's pelo preço que me apeteceu.

Logo após o lançamento o álbum foi aclamado pelos críticos, no entanto muitos vaticinaram o fracasso financeiro da iniciativa. No entanto os profetas da desgraça enganaram-se redondamente, apesar de estar disponível há pouco tempo parece que já se arrecadaram com as vendas qualquer coisa como 10 milhões de dólares. Isto apesar de ter sido largamente piratado, e de muita gente ter pago uma ninharia para o obter. A indústria da música devia olhar com atenção porque há muitas lições a tirar. Até os retalhistas de música andam a protestar contra o abuso das editoras.

Sem comentários: