O governo britânico, na pessoa de Gordon Brown, finalmente pediu desculpa ao matemático Alan Turing. Este senhor foi o pai da teoria da computação e criador do primeiro computador. Há por aí muita gente que diz que o primeiro computador foi o americano ENIAC, mas na realidade o primeiro computador foi criado durante a guerra por uma equipa liderada por Turing. Chamava-se Colossus e foi utilizado para quebrar o código das máquinas de código Enigma alemãs que eram usadas para comunicar de forma cifrada entre o Berlim e as suas tropas.
Mas porque este cientista cujo trabalho influenciou definitivamente o curso do maior conflito bélico da humanidade, e é portanto nada mais nada menos que um herói, precisa de um pedido de desculpas post-mortem? Alan Turing morreu em desgraça em 1954, a morte por cianeto foi considerada suícidio. Alan tinha sido julgado e condenado pouco tempo antes por ser homossexual, um crime punido pela lei na altura.
As teorias deste homem estão na base da maioria das coisas que damos por adquiridas hoje em dia. E o seu trabalho continua a ser ensinado em escolas e universidades em todo o mundo, sendo perfeitamente actual. Pena que a ignorância dos homens tenha sido maior que o seu génio.
Sem comentários:
Enviar um comentário