Acho que toda a gente já fez download dum mp3, somos todos um bocadinho piratas. Mas não é só de ilegalidades que vive o fenómeno da música na net. Encontrar informação sobre aqueles gajos novos, ou a letra daquela música, ou os últimos mexericos sobre a nossa banda preferida. Tudo isso é possível, e duma maneira bastante mais cómoda do que empregando meios tradicionais. Para quem cria também é mais fácil dar-se a conhecer.
As lojas virtuais como o iTunes já vendem milhões. As editoras tradicionais estão a tremer de medo, a ver o negócio a escapar-se. As primeiras atitudes foram a perseguição da pirataria e do file sharing, agora andam a pôr processos a torto a direito contra pessoas que acusam de ser ladrões. Estão também a pressionar o iTunes para que o preço cobrado por canção deixe de ser uniforme, de modo a que artistas mais populares possam ser mais caros.
Respeito muito a propriedade intelectual, acho que os artistas devem ser recompensados pelo que fazem, por isso mesmo compro a música que gosto. Acho é que as editoras tradicionais têm os dias contados. Não estou a falar das editoras independentes, que hão-de ter sempre o seu nicho de mercado e os seus fãs. Estou a falar das multinacionais, qual é o valor acrescentado que elas produzem? Aparte de manipular as tabelas de vendas, influenciar as playlists e vender muita música merdosa... nada. Acho que com o advento das lojas virtuais vamos eliminar os intermediários e vamos ganhar todos, os artistas, e os fãs.
Como não podia deixar de ser, vou falar de música que descobri na net. Os Artic Monkeys já eram sucesso em Inglaterra antes sequer de terem album editado. Ouvi-os pela primeira vez na net, hoje em dia posso ouvi-los na minha rádio preferida, estou a pensar ir vê-los ao Paradise Garage em Lisboa, dia 18 de Maio.
Hoje falaram-me de outro grupo que também está a levantar muito hype em Inglaterra. O nome abriu-me o apetite, Selfish Cunt. Fui procurar e encontrei relatos de concertos cheios de energia, stage diving e pancadaria, agradou-me tive de ir ouvir! Eles estão por cá na próxima sexta no Máus Hábitos no Porto, ou no Maxime em Lisboa no sábado. Obrigado pela dica Sandra.
Sem comentários:
Enviar um comentário