quinta-feira, junho 17

Santos & Populares

Soube bem voltar a pegar na olho de peixe, sinto-me descuidado, já não procuro tantos pretextos como antes para fotografa, desta vez será a participação no concurso de Santo António da Lomografia Portugal. Não tenho muitas expectativas, mas valeu a pena o registo de mais um ano de muito festejo, manjerico e contacto com transeuntes aleatórios. São tão giros os santos populares!

quarta-feira, junho 2

Curiosidades Tecnológicas Inúteis

Há muito pouca gente que tenha o hábito de escrever SMS em português correcto... Dá trabalho! Existe a escrita inteligente mas aquilo é uma seca, forçosamente é preciso andar a introduzir palavras no dicionário volta e meia. Depois já se desenvolveu uma espécie de calão em torno das abreviaturas, infelizmente até se confunde esse calão com o português. Substituir os c's por k's ou abusar dos x's fica tão feio... Eu até tento ser correcto, mas o resultado normalmente é algum texto breve e enigmático ou jogos de palavras ininteligíveis.

Mas além da pura preguiça há outra questão importante, existe um limite de caracteres. Esgotando esse limite a mensagem acabará por ser dividida em duas (ou nas que forem necessárias). No outro dia reparei num detalhe curioso, se escrevesse muitos caracteres acentuados o limite esgotava-se num ápice. E claro com a minha curiosidade natural lá fui procurar qual a razão (embora já desconfiasse). O distinto senhor que que inventou os SMS meteu na cabeça que tinha de atingir um certo limite de caracteres para que aquilo fosse minimamente útil. E estamos-lhe todos muito agradecidos por isso. O limite é 160 caracteres por mensagem, com o pequeno detalhe que o número de símbolos (as letras e os diacríticos mais usuais). Depois o resto consegue-se por composição de símbolos, qualquer coisa como "a + ~ = ã".

Eu fiquei contente porque adivinhei a raiz do meu problema (é usada uma codificação de caracteres com apenas 7 bits)... A utilidade prática é duvidosa, mas pelo menos descobri que para poupar nos SMS é preciso escrever mal!