quarta-feira, julho 8

Workshop Diana F+

No passado sábado consegui fazer algo que já desevaja à algum tempo, participar numa das acções da Embaixada Lomográfica Portuguesa. Por falta de tempo ou incompatibilidades de calendário ainda não havia conseguido. Mas desta feita juntei-me ao Workshop sobre a Diana F+. Tinha muita curiosidade sobre o filme de médio formato, ainda não tinha mexido com nenhuma câmara que o usasse.

A pessoa encarregue de nos orientar foi o fotógrafo Jordi Burch que não fez uma abordagem formal, mas pelo contrário nos deixou mais ou menos por nossa conta acudindo às nossas dúvidas e questões quando necessário. O desafio era simples, trabalhámos com dois rolos de tipos diferentes. O primeiro médio formato que foi possível ver revelado ao final do dia, e um outro de negativos de slide 35mm que só fui buscar ontem. Confesso que mas os meus resultados com o médio formato deixaram muito a desejar. Se calhar fui desajeitado com a câmara, por outro lado também fiz demasiadas experiências em vez de tirar fotos simples. Apesar disso há uma que gosto, uma em dezasseis não está mal...

Depoisda primeira experiência aprendemos a forçar rolo de 35 mm na Diana, e lançamos-nos à descoberta com o negativo de slides. Alguns de nós metemo-nos no cacilheiro e fomos até à outra margem. Demos uma volta por Cacilhas e por alguns recantos que confesso que ainda não conhecia. Concerteza irei voltar a seguir o itinerário desse passeio porque foi muito agradável. Este segundo rolo era a minha esperança, fui buscar os resultados hoje e saí da Embaixada Lomográfica encantado com a cores vivas e as fotografias abstractas do Tejo e das suas margens.

Adorei tudo no workshop. As pessoas da Embaixada Lomográfica que foram super simpáticas e prestativas. O fotografo que nos acompanhou com paciência mas com a distância necessária para nos sentirmos para criar algo de nosso. O grupo de pessoas que assistiu, e que sem apresentações formais quebrou o gelo com muita facilidade e ao fim do dia já se tinha tornado num grande grupo de amigos. Os amigos da Diana claro.

Aqui ficam os resultados do dia, sem qualquer retoque ou truque. Vão notar com facilidade quais é que sairam do rolo de slide...

Sem comentários: