sexta-feira, setembro 22

Dia Europeu Sem Carros

Hoje, como em outros anos, celebra-se o dia europeu sem carros. A iniciativa começou à seis anos, mas parece que tem vindo a perder destaque. Pelo menos aqui em Lisboa não dei por nada, não vi nenhum reflexo desta iniciativa.

Eu, como é habitual, desloquei-me de carro. Falando verdade até preferia não pegar no carro para vir trabalhar, mas vivo a 25 km... E gosto muito de me levantar à minha hora, sem ter de me preocupar com ir a correr até ao metro, apanhar o autocarro ou comboio para aqui. Simplesmente pego no carro porque para a minha situação em particular é mais cómodo. Serei eu que sou um poluidor preguiçoso, ou será que compete a alguem melhorar as acessibilidades na Grande Lisboa de modo a haver alternativas. Quem fala em Lisboa, também pode falar no Porto, ou em qualquer outro centro urbano.

Em outros países é normal, pode dizer-se até natural, trabalhar a uma grande distância de casa. Quando estive na Holanda tive o exemplo de gente que vivia a 200 km de do emprego, e se deslocava todos os dias de transportes públicos. E faziam-no muito comodamente, e sem perdas de tempo. Como é óbvio um cenário destes é impensável no Portugal de hoje, o que é paradoxal se pensarmos no tamanho da nossa pequenina nação.

Sem comentários: