domingo, abril 15

Um Passeio por Juromenha

Já andava à uns tempos com o projecto de ir tirar umas fotografias a Juromenha. Uma aldeia perdida no meio do Alentejo. Está perdida porque foi deixada ao abandono, com um vista sobranceira sobre o Guadiana, a fortaleza que guardava o rio está uma ruína, a pequenita aldeia ao abandono. Mas mesmo assim a beleza do lugar não está diminuída, apenas manchada pelo desleixo humano.

Ia lá em pequeno, à pesca. Nunca percebi muito daquilo, mas eu gostava. Gostava de ir com a malta mais velha, beber uns copos à socapa, perder umas bóias. Uma das partes melhores era comer o peixe do rio, que é delicioso. Com o pretexto de ir ao campo na Páscoa (tradição pascoal por bandas do Alentejo), peguei nuns amigos que gostam de natureza mas adoram esplanadas e lá fomos dar uma volta até lá. Andei deu para beber uns copos e tirar um petisco. O Achigã não é um nativo dos nossos rios, mas é delicioso frito e temperado com o tradicional poejo.

Um belo dia, espero que recuperam a área do Castelo em breve, alguém já reparou no potencial desta pequena aldeia, que é enorme. Segundo o que pude investigar, está planeada um parceria público-privada para a recuperação. Aproveitem, dêem uma olhada nas fotos que ficaram dessa tarde, pode ser que fiquem com curiosidade de investigar mais um pouco.



Sem comentários: