terça-feira, novembro 10

40 Anos de Rua Sésamo

A Rua mais conhecida das crianças de todo o mundo fez 40 anos. As personagens que a habitam são praticamente universais, já que a série foi adaptada a inúmero países, ao longo dos anos fizeram as delícias de muitas e muitas crianças. Mas a Rua Sésamo marcou um movimento extremamente importante, o da educação através dos meios de comunicação. Tentando ao mesmo tempo entreter e ensinar. Não sei se a fórmula alguma vez terá tido tanto êxito como no original!

É por essa razão que até o Google hoje presta a sua homenagem ao Cocas, à Miss Piggy, ao (meu preferido) Monstro das Bolachas, ao Conde de Contarrrr e tantos outros.

quinta-feira, novembro 5

UE Quer Cortar Internet aos Piratas

O Parlamento Europeu chegou a acordo sobre legislação que autoriza corte de Internet aos "piratas" sem ordem judicial prévia. Antes que entre em vigor ainda é necessário que os ministros das Telecomunicações se pronunciem e que seja seja uma transposição para a lei de cada país.

Achei super-engraçada a citação da comissária europeia responsável pelas Telecomunicações que afirmou-se tratar-se de "uma grande vitória para os direitos e liberdades dos cidadãos europeus". Segundo a notícia tais medidas deverão ser implementadas "respeitando o princípio da presunção da inocência e o direito à privacidade" e como resultado de um "procedimento prévio, justo e imparcial". O alegado infractor poderá recorrer à posteriori. Na realidade estão-nos a retirar o direito à presunção de inocência (aquela velha história do inocente até provado o contrário).

É óbvio que esta é uma medida completamente desligada da realidade e patrocinada pelos grandes interesses económicos, os eleitores que estes senhores representam desde os seus confortáveis poleiro na União Europeia não estão de acordo com estas medidas. Esta legislação tenta apenas assegurar os lucros das editoras, distribuidoras e dos grandes estúdios, em detrimento dos direitos fundamentais dos cidadãos. Por isso mesmo é que pela Europa começam a aparecer "Partidos Piratas" com expressão eleitoral não desprezível. E sim já existe o Partido Pirata Português, podem ir ao site e consultar informação sobre a contestação as estas medidas que vão contra as nossas liberdades fundamentais um pouco por todo a Europa dos 27.

Actualização:
Encontrei numa outra fonte uma interpretação ligeiramente diferente desta notícia, em que se diz que não haverá desconexão da Internet sem que haja uma audiência com o visado antes da sua desconexão da Internet. Isto faz toda a diferença, isto já garante as liberdades fundamentais dos cidadãos europeus.

segunda-feira, novembro 2

Pão-por-Deus

Este ano estava cheio de vontade de me disfarçar no Halloween, mas a preguiça e a desorganização acabaram por vencer e não preparei nada... foi mais um dia como tantos outros. Mas engraçado foi descobrir que existe mais uma tentativa de sobreposição à tradição pagã pela igreja católica, uma amiga chamou-me a atenção para o costume do Pão-por-Deus que eu desconhecia. Um dia depois não é mais que o trick-or-treat anglo-saxónico... que giro.