sexta-feira, julho 24

Quitanço para Câmaras Canon

Todas as câmaras da gama point-and-shoot da Canon usam o mesmo tipo de processador, e são na realidade muito parecidas por dentro. Dependendo do modelo as capacidades que ficam disponíveis ao utilizador diferem bastante. Mas como têm o mesmo coração, até a máquina mais rasca tem a capacidade de fazer coisas como tirar fotos em formato RAW, fazer focagem manual, ou regular a exposição e e abertura. Para destrancar este potencial basta instalar o CHDK, uma extensão ao firmware das câmaras que possibilita tudo isto e muito mais sem fazer nenhuma modificação permanente à máquina. Trata-se de software livre, desenvolvido por entusiastas e ao qual são feitos melhorias constantes.

O processo de instalação é super simples, basta copiar alguns ficheiros para o cartão de memória. Inseri-lo na câmara, pedir para utilizar o novo software, e voila, temos acesso a uma série de novas funções. Claro que é um pouco mais complicado do que isto. Mas qualquer fotografo que se preze é capaz de por a coisa a funcionar. Eu fiz a experiência no outro dia na minha Powershot G9 e demorou apenas um instante. Experimentar e dominar os novos poderes ao meu alcance é que vai levar mais algum tempo. Mesmo para uma câmara relativamente poderosa como a minha à adições muito interessantes como a capacidade de correr programas definidos por nós. Existem alguns programas já disponíveis, mas o que mais me interessa é um script que permite tirar fotos a intervalos regulares automaticamente. Dentro em breve quero fazer um filme em time-lapse.


Imagem picada da wiki do CHDK.

Sem comentários: