quinta-feira, outubro 30

Intrepid Ibex

É precisamente hoje o lançamento da última versão do sistema operativo Ubuntu. Entre as novidades contam-se o suporte a cartões 3G para acesso à Internet, um utilitário simples e fácil de usar para montar o sistema numa caneta USB, e como sempre as últimas versões dos programas mais populares de software livre. A comunidade Ubuntu em Portugal irá organizar duas festas de lançamento a decorrer em parelelo, uma em Lisboa e outra no Porto para assinalar a ocasião.

Clunk no Music Box

Finalmente fui buscar as fotos que tirei na passagem dos Clunk e The Ratazanas no Music Box no passado dia 16. O concerto correu muito bem, apesar de o facto de ser quinta-feira não ajudar à casa cheia. Aconselho a quem ainda não conhece a uma audição dos The Ratazanas, que debitam um ska bastante descontraído. Os Clunk estiveram em boa forma... infelizmente tiveram azar no sábado seguinte no Paradise Garage.

Quanto às fotos, infelizmente os negativos a cores sofreram um acidente na revelação, e pouco há a fazer. As experiências a preto e branco funcionaram mas estiveram uma semana no laboratório para serem reveladas. Há por aí alguém que possa sugerir um laboratório de confiança e baratinho?

quarta-feira, outubro 29

Votos Trocados

As ultimas presidenciais americanas deixaram muitas dúvidas, houve um quase empate técnico. Mas houve a polémica sobre a auditoria de sistemas de contagem de votos automatizados que foram sendo introduzidos aos poucos nos EUA para facilitar a contagem de milhares e milhares de votos. Os Simpsons recentemente revisitaram esse estigma num dos seus episódios. Coincidência ou não, começaram a aparecer relatórios de eleitores que presenciaram o seu voto a mudar de Obama para McCain.

segunda-feira, outubro 27

Descobertas...

Às vezes as coisas que estão debaixo do nosso nariz passam-nos completamente ao lado. Foi o caso com a cantina Hare Krishna que existe na minha rua. Desde que me mudei para cá que já tinha notado estranhos movimentos no edifício, pessoas vestidas com túnicas cor-de-laranja e um forte cheiro a incenso. Como já tive oportunidade de comentar aqui sou agnóstico, mas não faço nenhum tipo de discriminação em relação a qualquer religião, só não suporto gente hipócrita. Por acaso até tenho uma certa simpatia pelas religiões orientais, porque normalmente pregam o respeito não só pelo próximo, mas também pela natureza.

Mas voltando ao tema da cantina, foi um colega de trabalho que me falou da sua existência, e me lançou o desafio para a visita. Nenhum de nós lá tinha entrado ainda, e um pouco a medo lá entramos para uma casa que de fora tem o aspecto de um prédio perfeitamente normal, nada que indique que se trata de uma casa de pasto. Mas lá dentro está à espera gente atenciosa e simpática, um menu macrobiótico e uma agradável esplanada onde se pode almoçar ou jantar longe do ruído e da balbúrdia citadina. Caso gostem deste tipo de comida ou tenham ficado apenas com curiosidade, basta dirigir-se ao 91 da Rua Dôna Estefânia. Adicionalmente, para os curiosos sobre a religião, podem aparecer ao domingo à tarde, ocasião onde se celebra uma festa com canto, dança, palestra e jantar. A ISKCON (Associação Internacional para a consciência de Krishna) tem muitas mais actividades em Lisboa, para saber mais é só passar pelo página web da delegação portuguesa.

sexta-feira, outubro 17

Festival Termómetro 2008

Amanhã no Paradise Garage vai decorrer a final do Festival Termómetro. Vão estar por lá o Manuel João Vieira, a Ana Free e as seis bandas finalistas, nas quais se incluem os Clunk.

quarta-feira, outubro 15

Subprime, A Última Gargalhada

A crise do subprime explicada de uma forma cómica por um banqueiro fictício, George Parr de seu nome. Basicamente um talk show encenado, o sketch é bastante engraçado e toca nalguns dos pontos fulcrais da crise. Além de aproveitar para relembrar a forma como o George Parr original se aproveitou dos negros desempregados e sem camisa para proveito próprio.

sexta-feira, outubro 10

Encontro Ubuntu-PT

Na próxima quinta-feira vai-se realizar mais um encontro da comunidade Ubuntu-PT. Um grupo de utilizadores (e colaboradores) do Ubuntu em Portugal. Tive oportunidade de comparecer no primeiro encontro, que correu bastante bem até. Todos os presentes exprimiram o seu desejo de continuar, e os organizadores tiverem a gentileza de fazer o convite para nos passarmos a reunir na terceira quinta-feira de cada mês. Se usam o Ubuntu ou qualquer outra distribuição, se têm algum problema que queiram ver resolvido, ou se simplesmente têm curiosidade por saber o que é o Software Livre, apareçam!

Magnífico Material Inútil

Os Pontos Negros aí há uns tempos lançaram o seu EP, e fizeram a coisa de uma forma bem simpática, disponibilizaram-no para download gratuito durante um tempo limitado. Eu descarreguei as músicas nessa altura e gostei bastante do som. Mais recentemente lançaram o seu álbum Magnífico Material Inútil que por estes dias passa bastante na rádio. Ontem passei pela loja para o comprar e posso dizer que não fiquei desiludido. Para alguns a música é demasiado parecida com algumas referências que vêm lá de fora, como The Strokes. A coisa realmente soa a rock dos 70, mas os rapazes têm a sua personalidade própria, as letras cantadas em português demonstram isso mesmo. Amanhã no Music Box em Lisboa!

quinta-feira, outubro 9

Daqui a uma semana no Music Box


Mais um pouco de publicidade descarada aos meus amigos, os Clunk, e também a uma sala de espectáculos que se tem vindo a esforçar para aparecer no roteiro musical da noite lisboeta. Vemo-nos por lá! Entretanto passem pela página dos Clunk no MySpace e oiçam os temas do EP que já lá estão disponíveis.

Magalhães e o Marketing Político

Todos conhecem Fernão de Magalhães (ou pelo menos já deviam ter ouvido falar). Foi o navegador português que empreendeu a primeira viagem de circum-navegação da Terra. Infelizmente não chegou ao fim, pereceu durante a heróica viagem que foi terminada pelo seu imediato espanhol, Juan Sebastián Elcano. Apesar de não ter visto o término do seu caminho, foi o primeiro a dobrar o estreito que ainda hoje é conhecido pelo seu nome, o Estreito de Magalhães.

Isto foi a introdução histórica, passemos aos dias de hoje, e falemos sobre como este nome foi subvertido para o marketing político. Decerto também já todos ouviram falar do computador Magalhães, que está a ser distribuído aos alunos do Ensino Básico. Trata-se na realidade de um computador Intel Classmate, o principal concorrente do OLPC. Apesar do que possa dizer o governo, a máquina não é produzida em Portugal, simplesmente é montada em Portugal. No entanto o negócio é positivo para ambas as partes, a Intel está a facturar por cada computador vendido, e o governo português pode dar ares de estar a seguir as ultimas tendências da pedagogia.

O governo devia-se preocupar menos com estas jogadas e mais com a qualidade do ensino. Até os apóstolos da tecnologia como Steve Jobs acham que o realmente necessário é dar bases de conhecimento fortes nos quais basear a aprendizagem. O resto virá por si só. Para qualquer criança é extremamente fácil pegar num computador e aprender a usar a internet. Se realmente queremos ter esperança de um dia vir a produzir tecnologia como o Magalhães em Portugal precisamos é que ensinem Línguas, Matemática, Física e Química às crianças. Não que nos venham atirar areia para os olhos.


Esta caricatura veio do blogue Anterozóide, ao qual aproveito para prestar a minha homenagem pelo trabalho que tem feito para denunciar a má Educação portuguesa.

quinta-feira, outubro 2

Baiona

Já há muito tempo que não ia dar uma das minhas voltinhas à Galiza. A pessoa que me leva lá não se encontrava lá, mas com o regresso do ano escolar ela voltou, e eu também. Como sempre aproveitei para passear e explorar um pouco. Tirei bastantes fotos, mas o destaque vai para as fotos que tirei em Baiona, um destino de férias bastante apreciado pelos portugueses. Aquilo está pertinho, e além disso tem muito para oferecer. A vila tem os traços medievais bem típicos de toda a Galiza mas uma fortaleza convertida a pousada mesmo ao lado da praia dá um toque especial a todo o conjunto. Mistura-se a típica vila turística cheia de turistas com a sua toalha de praia, com o turismo de luxo que vai atraído pelo património.