sexta-feira, julho 18

Os Clunk no RibaRock

Parabéns aos Clunk pela vitória no festival RibaRock. Um concurso de bandas integrado na semana da juventude de Coruche. Depois da final ontem, vamos poder vê-los hoje de novo, no encerramento do festival onde vão fazer a primeira parte dos Wraygunn.

segunda-feira, julho 14

A Minha Escola

Não sei quem realizou deste vídeo, se alguém souber, ou se o autor ou autores lerem este pequeno apontamento quero exprimir a minha admiração! É impossível disfarçar o profundo sentimento de nostalgia que tenho ao ver estas imagens da minha escola, ainda antes de eu lá andar. Vê-se que toda a gente tem um look demasiado eighties e o vídeo não é lá muito profissional, mas admiro o tom de crítica. Adorei ver a malta no ginásio a jogar basketball com guarda-chuva. Aqui fica a Escola Secundária de Vila Viçosa em toda a sua glória dos oitenta filmada em vídeo 8.

Os Clunk no Bacalhoeiro

Há umas semanas os Clunk foram dar um concerto no Crew Hassan, uma cooperativa cultural na Rua das Portas de Santo Antão, ali pós lados do Ateneu e do Coliseu. Uma espécie de casarão abandonado que foi reabilitado e transformado, cada sala é uma obra de arte, com temática mais ou menos aleatória. O espaço em si é acolhedor e a decoração das salas dá um toque muito original. O saldo da noite acabou por ser muito alcoólico, como quase sempre, houve que censurar algumas das fotos para preservar a boa imagem dos envolvidos.

Os Clunk andam cheios de rodagem, e depois de terem ganho um concurso de bandas na Restart, esta semana têm um concerto em Coruche amanhã e outro aqui em Lisboa na Fábrica do Braço de Prata na quinta-feira.

quarta-feira, julho 9

Mais Impressões sobre o EEE

Ainda deu alguma luta, mas já tenho o meu EEE configurado a meu gosto. Instalei-lhe o Xubuntu, a versão leve do sistema operativo que controla a minha máquina principal. Apesar de haver muitos guias e tutoriais por aí, não aconselho a alguém sem conhecimentos técnicos básicos sobre o assunto a substituição do sistema operativo que vem de base. Ainda existem algumas questões que têm de ser resolvidas antes que seja tão fácil fazer a instalação como num sistema normal.

Mas isto não é motivo para preocupações. Para utilizadores não técnicos parece que o sistema Linux que vem de base serve perfeitamente. Até se está a fazer notar uma tendência estranha, parece que as donas de casa ao escolher uma computador ultra-portátil para comprar escolhem Linux, enquanto os geeks escolhem a versão mais cara com Windows XP. Utilizo a palavra estranha, porque foi com estranheza que notícia foi recebida, mas para mim faz todo o sentido. As donas de casa certamente serão mais pragmáticas que os cromos, preferem coisas que funcionem e pronto. Ninguém está à espera de descarregar shareware para pôr na torradeira, nem instalar o antivírus no aspirador, isso é coisa de gente que não tem mais nada que fazer.

Entretanto não consigo evitar sentir-me um pouco precipitado por ter ido a correr para a loja comprar o EEE. Vão chegar muito em breve a Portugal os Aspire One, a resposta da Acer ao EEE, que já vem equipado com os processadores Atom especialmente desenhados para este tipo de mercado.

terça-feira, julho 8

Evitámos um novo chiado

Esta semana houve um edifício que foi destruído por um incêndio na Avenida da Liberdade, o esforço dos bombeiros conseguiu conter a área ardida, diz-se que evitaram um novo desastre como o do Chiado. Como é apanágio dos portugueses todos nos lembrámos das desgraças passadas, à muito esquecidas, reacendeu-se o debate sobre o prédios devolutos nos nossos centros urbanos. Ao que parece na área deste incêndio existem cerca 65 mil metros quadrados de devolutos. Há quem diga que a solução passa por fechar os edifícios a sete chaves, e por a policias a fiscaliza-los. Uma solução perfeitamente idiota, daquelas que só serve para tapar o sol com a peneira, o verdadeiro problema é o aparente abandono de edifícios nos centros urbanos, e creio que a solução é exactamente a oposta. Já proferi a minha opinião sobre essa tema à bem pouco tempo.

segunda-feira, julho 7

Feira da Ladra

A feira da ladra é uma tradição lisboeta muito antiga que ainda hoje vive todas as terças e todos os sábados no Campo de Santa Clara, perto do Panteão Nacional. O nome alude aos amigos do alheio, e concerteza é possível encontrar por lá algum produto de origem mais dúbia. O mais que se via em tempos eram mesmo a pirataria de software, mas parece que a Assoft ultimamente em cima do assunto. Mas pode encontrar-se de tudo um pouco por lá, sobretudo muitas velharias. É um excelente sítio para coleccionadores porque estão lá sempre as moedas, os selos, os comics e os discos a encher as bancas. Também há roupa nova e usada e um monte de traquitanas inúteis mas possuidoras de um encanto anacrónico. Ainda sou do tempo em que a malta quando fazia limpezas em casa pegava na roupa velha e nos trastes, e ia até à feira para regatear a venda ou a troca.

quarta-feira, julho 2

Sem Playback

À tempos divulguei aqui as audições para o Concurso Sem Playback, pois é já amanhã que vai decorrer o concurso no Cabaret Maxime. Todos os nostálgicos da música portuguesa dos eighties estão convidados.