quarta-feira, fevereiro 27

O Fim Instantâneo

Toda a gente sabe o que é, mesmo que nunca tenha tido uma na mão. As máquinas instantâneas Polaroid foram no seu tempo uma verdadeira revolução, a possibilidade de obter um fotograma de forma (quase) instantânea. Hoje em dia com o advento do digital o conceito perdeu adeptos, ainda que continue a haver muitos devotos, a produção e comercialização deste sistema deixou de ser lucrativo para a casa mãe. A Polaroid que já tinha deixado de lançar geringonças novas, vai deixar de produzir o filme que as alimenta. Está disponível uma escala temporal para distribuição dos últimos rolos, é a última oportunidade dos nostálgicos fazerem uma corrida aos fornecedores para conseguir açambarcar os derradeiros exemplares.

Mas não se assustem, não há motivos para o pânico. A Sociedade Lomográfica Internacional, que sabe aproveitar os fetiches dos fotografos mais saudosistas tem (por enquanto) disponíveis máquinas Polaroid originais e clones, bem como o essencial filme para as acompanhar. Além disso também há uma petição em curso, para que este espaço vazio deixado pelo filme Polaroid seja ocupado pela Fuji (empresa responsável pelos clones que andam por aí). E também um website dedicado a salvar o filme instantâneo.


Esta foto excelente foi tirada por alguém chamado sx70manipulator, e reflecte o sentimento de todos os fãs do instantâneo.

segunda-feira, fevereiro 25

Perseguido pela Chuva

Já há algum tempo encomendei uma nova lente para a minha Lomo (foi uma auto-prenda de Natal). Uma grande angular que se adapta ao corpo da LC-A+. Ainda não tinha tido oportunidade de brincar com ela devido a uma série peripécias, a encomenda fez o caminho da Áustria para Portugal duas vezes, e quando acabou por chegar eu não tinha a minha câmara comigo. Há duas semanas finalmente fiz o primeiro rolo, mas foi este fim-de-semana que tentei explorar mais a sério a coisa. Os resultados não ficaram maus, dei uma volta a pé por Lisboa, apetecia-me tentar captar o ambiente nostálgico e pesadão do inverno na capital. As pessoas a acotovelarem-se nos transportes públicos e a fugir dos carros e das poças de água. Acho que não consegui atingir o que queria, mas ainda ficaram algumas fotos que me agradam.

segunda-feira, fevereiro 18

Hoje Chove

É sempre a mesma coisa, basta chover um pouco em Lisboa para se instalar o caos, já há por aí notícias de inundações e outras calamidades várias. E sinceramente não percebo porquê... até parece que a chuva é qualquer coisa de fora do normal no nosso clima, tão pouco habitual que nem vale a pena preparar-se para ela. À outra possibilidade, que os serviços municipais de limpeza e saneamento sofram do síndroma da cigarra como na fábula.

sábado, fevereiro 16

Apontar e Procurar

A maioria das pessoas já tem um daqueles telemóveis cheio de truques, agenda, ligação à internet, máquina fotográfica. Seguramente o que se usa mais ainda será a câmara, para capturar alguma momento ocasional. A verdade é que a tecnologia móvel ainda anda de gatas, mas o crescimento adivinha-se rápido, e está próximo. Daí o interesse do Google em lançar a plataforma Android para o desenvolvimento de interfaces de telemóveis, possibilitar o aparecimento de aplicações e ferramentas que realmente aproveitem os brinquedos caros que toda a gente traz no bolso.

Uma das aplicações mais evidentes é a interface de busca mais simples que possamos imaginar, imagine-se estar a visitar um país ou uma cidade estranha, simplesmente apontar para um edifício ou monumento e o nosso dispositivo móvel lançar uma busca que devolve toda a informação sobre o detalhe que procuramos. A tecnologia está quase aí, não vai ser preciso esperar muito. No Japão já é bastante popular a busca feita feita através de códigos de barras, aponta-se a câmara do telemóvel para o código e voila temos a informação sobre o produto em causa. Uma outra aplicação que também já existe para os telelés com câmara é a resolução de endereços internet codificados em semacode. Um tipo de código parecido com o de barras mas que consegue armazenar mais informação, um endereço web completo. Depois é só deixar o código visível num edifício, ou monumento, ou objecto para facilitar às pessoas saberem o que é quando se cruzam com ele.

quinta-feira, fevereiro 14

Wild at Heart

Hoje à noite a Cinemateca dá-nos a oportunidade de rever mais um filme de culto, desta vez um dos meus favoritos de David Lynch, Wild at Heart.

Deve ter qualquer coisa a ver com o dia dos namorados.... eu também queria era fugir para estar com o meu amor...

terça-feira, fevereiro 12

Qualidade de Vida

Uma das minhas manias é procurar coisas na Internet, se algum tema ou conceito me interessa viro-me para um motor de busca. É sempre um exercício giro, quando surge um pensamento aleatório na nossa cabeça e vamos atrás dele para ver onde nos leva, com uma caixa de busca é tão fácil como escrever um par de palavras e dar enter. Uma das coisas que me preocupa ultimamente é a minha qualidade de vida. A Wikipedia diz que:

A qualidade de vida é um conceito ligado ao desenvolvimento humano.

Não significa apenas que o indivíduo ou o grupo social tenham saúde física e mental, mas que esteja(m) bem com eles mesmos, com a vida, com as pessoas que os cercam, enfim, ter qualidade de vida é estar em equilíbrio. E esse equilíbrio diz respeito ao controle sobre aquilo que acontece a sua volta, como por exemplo, sobre os relacionamentos sociais. Mas se o indivíduo não tem ou não consegue ter esse controle, poderá controlar a maneira com que reage a esses acontecimentos, essas ações.

Também para garantir uma boa qualidade de vida, deve-se ter hábitos saudáveis, cuidar bem do corpo, ter tempo para lazer e vários outros hábitos que façam o indivíduo se sentir bem, que tragam boas consequências, como usar o humor pra lidar com situações de stress, definir objetivos de vida e, o principal, sentir que tem controle sobre a própria vida.


Também descobri que a Organização Mundial de Saúde tem um questionário para avaliar a qualidade de vida de um indivíduo. Embora existam por aí muitos mais questionários do género. Apesar de ser um gajo que se preocupa com a saúde e a alimentação, e de ter um rendimento desafogado, os resultados dizem que tenho uma qualidade de vida baixa. O meu problema? Sei perfeitamente qual é, falta-me o tempo. Sou um escravo, mas os grilhões uso-os ao pescoço, com nó Windsor.

Aniversário do Sim

O Zero de Conduta recordou-me que já passou um ano desde que os portugueses votaram a despenalização do aborto. Recordam-se as premonições do lado do não, que pelos vistos não se cumpriram. Ainda não nos tornámos num povo de fornicadores irresponsáveis!

segunda-feira, fevereiro 4

O estado da saúde em Portugal

Os cuidados médicos em Portugal estão cada vez pior, a coisa está tão má que até já dá para rir.

O episódio deplorável que deu origem à polémica:


A interpretação do Gato Fedorento:

sexta-feira, fevereiro 1

Visita Virtual a Marvão

Para quem nunca foi a Marvão, ou para quem quer relembrar a vila alenteja já o pode fazer através do Google Earth. A primeira localidade portuguesa a estar disponível em 3d no globo terrestre virtual. Para quem já tiver a aplicação instalada é só abrir este bookmark e deliciar-se com uma vista aérea sobre as casas e o castelo.