quinta-feira, maio 8

Passeio pelas Rías Baixas

No passado fim-de-semana retornei à Galiza, aproveitei para visitar a minha cara-metade, mas também para fazer um pouco de turismo pela região. Fugindo um pouco aos grandes centros urbanos meti-me à estrada e andei de visita pelas Rías Baixas. Uma zona extremamente rica, tanto em recursos naturais como em beleza. Não admira que nesta costa recortada as actividades económicas principais parecem ser mesmo a pesca, a piscicultura e o turismo. Passei por vários sítios, a Illa de Arouza foi a minha primeira passagem, e foi a que me deixou mais boas recordações. Sem nada preparado saí à procura de um destino aprazível para passar um fim de tarde, a minha guia conduziu-me à ilha e acertou em cheio. A fotografia que deixo para ilustrar esta memória é justamente o pôr-do-sol nesse dia, na praia.

Já na jornada seguinte preparei-me conscienciosamente para passar o dia fora. Com o piquenique preparado e uma manta na mala do carro meti-me à estrada para um percurso mais longo. Passei pelo parque natural das Dunas de Corrubedo, mas não fiquei muito impressionado, sem dúvida o parque cumpre uma função de preservação muito importante mas realmente não tem grande coisa para ver. Estendi a manta para o piquenique ao lado duma cascata, a Fervenza da Madanela após ter perdido o percurso certo para o meu destino final. Já de barriga cheia voltei atrás, para o caminho certo. O Castro de Baroña é um assentamento fortificado, anterior aos romanos, que se ergue numa pequena península. Um pedaço de rocha enorme, sob o ataque permanente do mar, mas onde seguramente os habitantes se sentiam seguros de ataques humanos. A localização é realmente espectacular, embora as minhas fotos não lhe façam justiça.

Acabei um pouco entendiado de tanto andar de carro. As auto-estradas só ligam os grandes centros, e para nos movimentar-mos no resto do território galego é preciso seguir as pequenas estradas que atravessam todas as vilas, aldeias e casarios que houver entre o nosso ponto de partida e o de chegada. Mas valeu a pena descobrir a beleza imensa destas costas.

Sem comentários: