terça-feira, fevereiro 12

Qualidade de Vida

Uma das minhas manias é procurar coisas na Internet, se algum tema ou conceito me interessa viro-me para um motor de busca. É sempre um exercício giro, quando surge um pensamento aleatório na nossa cabeça e vamos atrás dele para ver onde nos leva, com uma caixa de busca é tão fácil como escrever um par de palavras e dar enter. Uma das coisas que me preocupa ultimamente é a minha qualidade de vida. A Wikipedia diz que:

A qualidade de vida é um conceito ligado ao desenvolvimento humano.

Não significa apenas que o indivíduo ou o grupo social tenham saúde física e mental, mas que esteja(m) bem com eles mesmos, com a vida, com as pessoas que os cercam, enfim, ter qualidade de vida é estar em equilíbrio. E esse equilíbrio diz respeito ao controle sobre aquilo que acontece a sua volta, como por exemplo, sobre os relacionamentos sociais. Mas se o indivíduo não tem ou não consegue ter esse controle, poderá controlar a maneira com que reage a esses acontecimentos, essas ações.

Também para garantir uma boa qualidade de vida, deve-se ter hábitos saudáveis, cuidar bem do corpo, ter tempo para lazer e vários outros hábitos que façam o indivíduo se sentir bem, que tragam boas consequências, como usar o humor pra lidar com situações de stress, definir objetivos de vida e, o principal, sentir que tem controle sobre a própria vida.


Também descobri que a Organização Mundial de Saúde tem um questionário para avaliar a qualidade de vida de um indivíduo. Embora existam por aí muitos mais questionários do género. Apesar de ser um gajo que se preocupa com a saúde e a alimentação, e de ter um rendimento desafogado, os resultados dizem que tenho uma qualidade de vida baixa. O meu problema? Sei perfeitamente qual é, falta-me o tempo. Sou um escravo, mas os grilhões uso-os ao pescoço, com nó Windsor.