segunda-feira, dezembro 24

Happy Xmas (War Is Over)


Um desejo de Natal por John Lennon.

As Regras da Composição


VideoJug: Photography: The Rules Of Composition

quinta-feira, dezembro 13

Curso de Fotografia Digital (à borla)

A HP está a oferecer de forma livre (leia-se grátis) um curso online de fotografia digital. Obviamente não se trata de altruísmo desinteressado, esta prenda de Natal para fotógrafos amadores sobre a forma de lições práticas guia-nos através do uso de produtos da própria HP. No entanto a oferta não é nada de deitar fora, fica sempre qualquer coisa educativa. Por exemplo uma das lições dá ideias sobre confeccionar nós próprios as nossas prendas de Natal, tornando-as mais criativas e ao mesmo tempo menos onerosas.

sexta-feira, dezembro 7

Ideias com Pernas

Nada é tão gratificante como ter uma ideia, larga-la no mundo, e que essa ideia ganhe independência, que acabe por superar-nos. Que alguém a ache tão boa ideia que agarre nela e contribua para o objectivo final. Foi o que aconteceu à dias com uma ideia que tive.

A génese foi simples, estar sozinho no mundo é difícil, mas às veses deve ser especialmente penoso. Muito próximo da data do meu próprio aniversário há um amigo que celebra a sua festa. Mas sem família ou sem parentes, apenas com o punhado de pessoas que lhe está mais próximo. Generoso, convidou a malta presente para os copos, e numa conversa perfeitamente normal penso que ficámos todos tocados pelo facto do aniversariante não ter recebido nenhuma prenda. Todos merecemos um gesto de atenção, por mais desamparados que estejamos. Ou antes, se ninguém se lembra de nós em certas ocasiões não temos mais remédio que sentir-nos desamparados.

Fui para casa a matutar nisto. E claro, foi aí que surgiu a ideia! Inicialmente era uma coisa simples, comprar uma moldura e oferecer uma foto do meu arsenal. Deixei passar alguns dias, por preguiça talvez, mas posto a buscar a foto ideal, compreendi que não tinha nenhum registo que deixasse satisfeito, que estivesse à altura do tema. A ideia acabou por madurar, e foi ao visitar a Exposição da Colecção Berardo que a coisa fez click. Resolvi imitar algumas das coisas que tinha visto, tentar armar-me em artista. E foi assim que propus a um pequeno grupo de pessoas a realização de um poster gigante, inspirado na Pop Art, em que o protagonista era o nosso homem. Junto com a proposta iam dois esboços para o que poderia ser a obra. E foi aqui que perdi o controlo, a recepção foi tão entusiástica que quando me dei conta já tinha sido o poster impresso, e estava-me a ser perguntado se queria assistir à entrega. Na Gráfica Calipolense a ideia fez sucesso, tanto que acabaram por colaborar oferecendo a impressão, tornando assim realidade o objecto. Espero que o destinatário goste do resultado final. Pessoalmente à muito tempo que não me dava tango gozo organizar algo.

Interregno

Esta semana fui forçado a fazer um interregno na publicação deste folhetim. E se digo forçado não estou a exagerar minimamente. A actividade que desempenho obriga-me sujeitar-me a condições que são longe de ser ideais, umas delas é ter de estar fora de casa cinco dias por semana. Sou consultor, sou uma puta cara que é sub-alugada a empresas para desempenhar uma actividade que os preguiçosos que lá trabalham não têm competência para fazer. Isto é o que eu costumo explicar às pessoas quando me perguntam, na realidade não é bem assim. Na área onde trabalho é necessária muita especialização, por isso mesmo empresas de toda a Europa vêm a Portugal contratar serviços à minha empresa. Eu por exemplo desde que ingressei nos quadros que estou deslocado em Espanha, a saltar de empresa em empresa. Já estive no monopolista da telecomunicações, já estive no banco mais gordo. Agora trabalho para um hipermercado.

A malta do hipermercado até é porreira, mas em todo o lado há idiotas. Uma das coisas que não compreendo é que tenham bloqueado o gmail e o hotmail. Não querem deixar as pessoas ter vida pessoal no trabalho. Devia ser só trabalho, trabalho, trabalho. Assim posso assistir como um monte de outros consultores impecavelmente vestidos e com um ar super ocupado passam lá desde as 9 da manhã até às 8 da noite, sempre a teclar. As aparências são o que contam, é estúpido mas é verdade. Não demorei muito tempo a perceber como é que ocupavam o tempo, é possível aceder ao instant messaging lá de dentro de uma forma bastante fácil, é só preciso trocar a janela quando se aproxima alguém. E lá se vai perpetuando o mito de que mais horas sentado no local de trabalho equivale a mais trabalho. Este mito é popular nos países do Sul da Europa, em países mais desenvolvidos cultiva-se um horário rígido de trabalho, e nem sequer é preciso andar a vigiar as pessoas porque durante esse tempo estão lá para trabalhar. Enfim, particularidades da cultura latina moderna.

Privado de acesso à minha vida durante as horas de trabalho restam-me as horas nocturnas para tentar aproximar-me das coisas que me interessam e que me motivam. Infelizmente nem durantes essas horas o consegui esta semana. Não consegui porque não quis é verdade. Mas pareceu-me um bocado excessivo cobrar 10 euros por uma hora de conexão à Internet... Enfim, espero melhorar neste aspecto mas cada vez estou mais cansado de não ter uma vida normal.