quarta-feira, agosto 22

Zeitgeist

Sou leitor habitual do blog de Scott Adams, o autor de Dilbert a famosa banda desenhada sobre um escritório cheio de estereótipos e onde nada funciona. O diário na rede deste senhor chama-se convenientemente The Dilbert Blog e nele podemos encontrar pérolas de humor mordaz e acutilante um pouco à semelhança da banda desenhada. Isto não invalida que sejam tratados assuntos sérios, mas sempre sob a visão muito particular do autor e desenhador.

No outro dia ao ler um artigo sobre conspirações deliciosas descobri um filme, que é um trabalho de colaboração fantástico, uma longa metragem que é o exemplo perfeito do que a Internet pode conseguir. De título Zeitgeist, termo alemão que se traduz como espírito do tempo. Trata-se de uma obra provocadora, o que é que têm em comum a história de Jesus, a Reserva Federal Americana, e os atentados do 11 de Setembro? Segundo o filme estão todos ligados a eventos fabricados com a intenção de manipular a opinião pública e controlar as massas. E a verdade é que fiquei extremamente curioso sobre alguns dos temas abordados, gostaria de poder avaliar a veracidade de uma série de coisas. Deixo aqui o filme, asseguro-vos que vale a pena ver, e que uma vez o começamos ficamos tão absorvidos que mal damos pelas duas horas a passarem. Mais informação no sítio oficial do filme.

Desarraigado

Hoje em dia vivo dividido. Frequento habitualmente (umas mais do que outras) quatro casas, mas a nenhuma posso chamar lar. Deve-se isto a factores vários. Quando deixei o Alentejo para estudar em Lisboa abracei o conceito de estar longe de casa. Mas a pouco e pouco Lisboa tornou-se a minha casa. Entretanto arranjei uma namorada fora do país, alguém que morasse ao virar da esquina tinha sido mais prático, mas o coração pôde mais que a razão. Hoje em dia sou um pouco Asturiano, e encontrei mais uma residência que por gentil oferta está aberta para mim sempre que o necessito. Mais recentemente fui desafiado para uma aventura no campo profissional, que me catapultou para fora de Portugal, mas não para muito longe. Neste momento sou uma espécie de emigrante em Madrid, que se desloca todos os fins de semana. Se as perspectivas ao início eram encontrar uma actividade mais recompensadora a nível intelectual e pessoal, neste momento admito, estou aqui pelo dinheiro.

Mas vem todo este desabado a propósito dum simples exemplo. O Google lançou agora duas novidades relacionadas com mapas, a possibilidade de embeber o Google Maps num qualquer sítio web, e um mapa do céu para o Google Earth. Para demonstração fica aqui o mapa para o meu mundo hoje em dia e para os pontos cardeais que regem a minha vida.


View Larger Map

terça-feira, agosto 21

As Mentiras mais Vergonhosas

No outro dia escrevi sobre a manipulação da Wikipedia por parte duma personalidade portuguesa, na tentativa de apagar factos e portanto afasta-los do conhecimento público. Estas operações de lavagem da imagem (o termo em inglês é spin job) é extremamente frequente na enciclopédia online. Acontece que os bibliotecários já há muito que estão alerta para o problema, além disso a própria ferramenta que faz a enciclopédia funcionar (uma aplicação apelidada de Wiki daí o nome Wikipedia) está preparada de base para registar todas as modificações e o seu autor. Mas o que é realmente preocupante é ver quão prontamente as personalidades e as organizações se dispõem a alterar factos para manipular a opinião pública.

A lista de exemplos de tentativas frustradas de modificações à enciclopédia é enorme. A Wired está neste momento a fazer uma votação sobre os spin jobs mais vergonhosos. Duma lista de modificações suspeitas e seus autores, podemos dar a nossa opinião sobre se a organização em causa pretendia mesmo distorcer a verdade ou se foi um simples acto de boa fé. A lista é muito interessante, há lá de tudo, desde políticos tentando esconder os podres, a companhias petrolíferas minimizando desastres ecológicos, e claro como não podia faltar a Guerra do Iraque. Mas mais surpreendente ainda, encontramos de que o Departamento da Defesa Americano andou a modificar o artigo sobre a pílula anti-contraceptiva...

quinta-feira, agosto 16

Apanhado com a Mão na Massa

Recentemente ouve um estudante americano que se lembrou de fazer uma ferramenta mais ou menos simples mas com muita utilidade para os mais curiosos devotos da Wikipedia. Não é mais que uma ferramenta de busca que serve para encontrar lavagens feitas a artigos da enciclopédia. Claro que a coisa teve o seu sucesso imediato, ao pôr em evidência alguma publicidade abonatória que grandes organizações tentam introduzir à socapa.

Mas o blogger português Vasco de Carvalho do Zero de Conduta, lembrou-se de aplicar a ferramenta ao nosso cantinho à beira mal plantado, e o que descobriu é muito interessante. Basicamente descobriu que a entrada sobre José Sócrates foi alterada várias vezes, sempre pelo mesmo endereço IP. Chegando ao ponto de os administradores da enciclopédia classificarem as alterações como vandalismo. E quem são os vândalos? Nada mais nada mesmo que uma entidade governamental. Aconselha-se a leitura do artigo, onde é explicado todo o trabalho de detective (incluindo a parte técnica), o título é convidativo Os longos braços da censura Socrática.

quarta-feira, agosto 8

Hard Headed Woman

I'm looking for a hard headed woman,
One who will take me for myself,
And if I find my hard headed woman,
I won't need nobody else, no, no, no.

I'm looking for a hard headed woman,
One who will make me do my best,
And if I find my hard headed woman
I know the rest of my life will be blessed -- yes, yes, yes.

I know a lot of fancy dancers,
people who can glide you on a floor,
They move so smooth but have no answers.
When you ask Why'd you come here for?
I don't know Why?

I know many fine feathered friends
but their friendliness depends on how you do.
They know many sure fired ways
to find out the one who pays
and how you do.

I'm looking for a hard headed woman,
One who will make me feel so good,
And if I find my hard headed woman,
I know my life will be as it should -- yes, yes, yes.

I'm looking for a hard headed woman,
One who will make me do my best,
And if I find my hard headed woman...


Cat Stevens

terça-feira, agosto 7

Quem tem Opinião, Guarde-a

Ter opinião própria e ser funcionário público são aparentemente coisas incompatíveis nos dias que correm. Que o diga Dalila Rodrigues, directora do Museu Nacional de Arte Antiga, que soube recentemente que não vai ser reconduzida no cargo. A razão que lhe foi dada foram as críticas que fez ao actual modelo de gestão dos Museus. Nunca antes tinha ouvido falar desta senhora, mas pelo que li tem muita obra feita, e fez bastante para revitalizar o organismo onde trabalha. Entretanto, o Ministério da Cultura apesar de não se pronunciar sobre o assunto já nomeou o sucessor.

segunda-feira, agosto 6

Desvario no Bairro Alto

Dar uma voltinha pelo Bairro Alto é sempre um bom programa. O Bairro tem muita mística, tem muita gente, mas sobretudo tem muita escolha. Dentro daquele espaço tão pequeno de ruas e encruzilhadas juntam-se todas as tribos urbanas de que há memória e todos têm um sítio onde parar. Dos gays aos metálicos da pesada, há por ali de tudo. É engraçado beber copos num sitio tão cosmopolita. Ainda por cima quando a malta se junta e parece que toda a gente fica louca... a olho de peixe estava lá e ilustra.