segunda-feira, outubro 29

Atari Punk Console

Ultimamente tenho andado extremamente interessado na corrente Faça Você Mesmo. Não sei se se lembram, mas isto já esteve na moda. Eu recordo-me ainda dos livros que ensinavam a fazer tudo lá em casa, desde cozer um ovo, até construir um anexo para guardar as ferramentas de jardim. Pois bem, a coisa está de volta mas hoje em dia com umas nuances ligeiramente diferentes. A tecnologia progrediu bastante, mas também se democratizou, já todos podemos aceder a ela. E o movimento modernizou-se.

A Internet tomou protagonismo, hoje em dia existem inúmeras comunidades que se juntam em espaços virtuais para mostrar as suas mais recentes criações, algumas dignas dos cientistas mais loucos. Os desenhos são refinados e melhorados por todos aqueles que a isso de dispõem. É fácil encontrar ajuda, os hardware hackers adoram construir coisas, e claro também se gostam de gabar de as construir. Porém, o que impressiona é que há coisas que são extremamente simples de fazer, até para o comum dos mortais. Sem ter conhecimentos profundos de electrónica, basta chegar à loja, comprar os componentes, seguir as instruções com cuidado. Depois procura-se a carcaça de alguma velharia que ande lá por casa e insufla-se nova vida nesse objecto.

Existem uma série de projectos que gostava de fazer, e vou falando deles a quem me rodeia. Foi assim que alguém pegou numa dessas ideias e transformou em realidade. Podem ver o resultado da construção de uma Atari Punk Console, basicamente um circuito muito simples que serve para fazer barulho. Um sintetizador muito primitivo se quiserem. Este exemplar em particular nasceu do desejo de oferecer algo especial a um bom amigo que é músico. Lançada a sugestão a loucura concretizou-se. E não é que a coisa até resulta, aquilo faz mesmo um barulhão! Podem encontrar mais detalhes aqui.

Sem comentários: