sábado, fevereiro 10

Aqua Teen Hunger Force

O terrorismo é uma ameaça real, uma preocupação legítima, que tira o sono a muita boa gente. As mentes mais fracas sempre se deixaram intimidar pelo medo do desconhecido, mas a paranóia que se vive hoje em dia em alguns países já roça a imbecilidade. Um bom exemplo é o recente onda de terror em Boston à conta de uma simples campanha publicitária a algo tão inofensivo como um programa de desenhos animados.

O programa de televisão em questão não é tão inocente como isso, trata-se de desenhos animados para adultos, nada de pornografia, mas um tipo de humor não aconselhável a crianças. Os Aqua Teen Hunger Force são brejeiros, idiotas e politicamente incorrectos mas têm graça devido à sua originalidade. A fórmula não é nova, desenhos animados com personalidade, irreverência e que gozam com coisas sérias. Os Simpsons, South Park, Family Guy e outros abriram o caminho. Neste caso em particular o programa relata as aventuras e desventuras de três colegas de casa, um pacote de batatas fritas, um batido, e uma almôndega falante. Perfeitamente idiota sim, mas com muita crítica à social à mistura o programa teve um sucesso relativo na cadeia Cartoon Network.

Mas afinal que é que eles têm de assustador? Para mim nada, para um americano muito. Uma ideia para divulgar a série culminou numa sentença de tribunal que obriga a cadeia de televisão e os publicitários envolvidos a pagar uma indemnização em dinheiro por aterrorizar a população de Boston! A ideia era simples, espalhar sem aviso dezenas de figuras luminosas representando uma personagem secundária da série por todo Boston. O aparecimento destas estranhas figuras levou ao pânico generalizado, foram confundidas com uma ameaça de bomba... a polícia chegou a levar uma das figuras pelos ares por precaução.

Os desenhos até são engraçados basta passar pelo youtube ou pelo sítio oficial para descobri-los. Deixo é aqui a reportagem que mostra a loucura que o golpe publicitário provocou nos habitantes de Boston.

Sem comentários: