quarta-feira, abril 26

Apito Dourado, Que Desilusão

Afinal a malta do futebol é toda inocente! É que o se pode depreender do arquivamento dos processos originados pela famosa operação Apito Dourado. As pessoas indiciadas, incluindo dirigentes desportivos e árbitros foram completamente ilibadas, considerando-se que não há prova de qualquer acto ilícito. Inclusivamente Valentim Loureiro, o homem que gosta de ser tratado por Major, já disse em declarações à comunicação social que pretende processar o Estado português por perdas e danos...

terça-feira, abril 25

25 de Abril

O que é que significa hoje em dia a revolução do cravos? Será que as pessoas ainda dão o devido valor ao evento e ao que ele significa? Assiste-se cada vez mais a um distaciamento das pessoas em relação à política e às decisões que lhes afectam o dia a dia e o futuro. Já me aconteceu escutar conversas do género "no tempo do Salazar é que era bom", será que as pessoas se dão conta do significado do que dizem? Será que o povo quer voltar ao Portugal feudal e atrasado, à censura e ao controlo da informação. Restam ainda muitos vícios do Estado Novo, introduziram-se mais alguns com a Democracia, a cunha, o amiguismo, o aproveitamente de fundos públicos para o lucro pessoal. Pelo menos hoje em dia as Fátimas Felgueiras deste país são denunciadas. É pena é que as pessoas estejam a perder cada vez mais a sua consciência política.

No céu cinzento sob o astro mudo
Batendo as asas Pela noite calada
Vêm em bandos Com pés veludo
Chupar o sangue Fresco da manada

Se alguém se engana com seu ar sisudo
E lhes franqueia As portas à chegada
Eles comem tudo Eles comem tudo
Eles comem tudo E não deixam nada [Bis]

A toda a parte Chegam os vampiros
Poisam nos prédios Poisam nas calçadas
Trazem no ventre Despojos antigos
Mas nada os prende Às vidas acabadas

São os mordomos Do universo todo
Senhores à força Mandadores sem lei
Enchem as tulhas Bebem vinho novo
Dançam a ronda No pinhal do rei

Eles comem tudo Eles comem tudo
Eles comem tudo E não deixam nada

No chão do medo Tombam os vencidos
Ouvem-se os gritos Na noite abafada
Jazem nos fossos Vítimas dum credo
E não se esgota O sangue da manada

Se alguém se engana Com seu ar sisudo
E lhe franqueia As portas à chegada
Eles comem tudo Eles comem tudo
Eles comem tudo E não deixam nada

Eles comem tudo Eles comem tudo
Eles comem tudo E não deixam nada


Vampiros (José Afonso)

segunda-feira, abril 24

Pearl Jam de Regresso

Foi em 1996, 10 anos passou tanto tempo, no mítico Pavilhão Dramático de Cascais. O primeiro grande concerto a que assisti, marcou-me muito claro. Senti o que é uma sala apinhada de gente, o calor humano, a atmosfera, a energia de um concerto. Entretanto já aconteceram muitas coisas, o Dramático desapareceu, os Perl Jam mudaram um pouco, e fiquei mais velho.

Eles já voltaram a Portugal noutra ocasião, faltei a esse concerto. Mas vou ter opurtunidade de os revêr nos dias 4 ou 5 de Setembro no Pavilhão Atlântico. Acho que não vou perder, ainda para mais agora, que voltaram às origens. Ao rock cru e potente, o album novo carregado de mensagens para o senhor Bush e amiguinhos. Nos dias que correm há muita gente a mandar recados para o governo americano, Neil Young, uma das grandes referências de Eddie Vedder também voltou a editar recentemente. A canção de protesto está outra vez na moda.

sexta-feira, abril 21

O Dino despistou-se

Anda toda a gente muito comovida, morreu Francisco Adam, um tipo qualquer que era modelo. Foi um acidente que lhe tirou a vida, às 03:50 do dia 16 de Abril o carro onde seguia despistou-se na Nacional 118, mais duas pessoas ficaram gravemente feridas. O gajo ficou popular por ser o Dino dos Morangos com Acuçar, agora a legião de fãs chora, fazem-lhe homenagens e elogios póstumos. Morreram mais pessoas nas estradas portuguesas durante a Páscoa, morrem pessoas devido a acidentes de viação todos os dias, mas esses são facilmente esquecidos.

Eu gostaria de saber as cirscustâncias em que ocorreu a morte. Mas é impossível, os media apenas transmitem e amplificam a ideia da morte precoce de um grande actor (o futuro do rapaz era promissor claro, e tinha montes de talento), verdadeira informação não há. A TVI deve estar a adorar, isto é dinheiro em caixa, além da série de qualidade deplorável que o celebrizou, agora também podem vender telejornais, documentários, entrevistas, etc, etc, à custa do rapaz. Eu cá tenho uma opinião sobre o acidente, a evidente. Acho que ele vinha da discoteca às tantas da manhã com os amigos ou com algum engate, todo passado, sob o efeito de estupefacientes ou álcool ou ambos e saiu da estrada. A verdade, nunca iremos saber.

quinta-feira, abril 20

X-Wife no Lux

A primeira vez que ouvi os X-Wife achei a música engraçada, nada de extraordinariamente inovador, mas cheio de ritmo e energia. Bastante dançável, mas um pouco repetitivo, nota-se bastante bem que o som do primeiro album foi gerado a partir das máquinas. Mas uma coisa que eu não notei (e este é um elogio um bocado mau para se fazer) foi que eles eram portugueses, só o soube mais tarde. Afeiçoei-me às canções, agora oiço bastante.

Neste segundo album, tentaram acabar com a monotonia das programações e introduziram uma bateria. Fui à apresentação em Lisboa, no Lux. O público não era muito, mas deu para fazer a festa. Fomos logo avisados que era a estreia em concerto com o baterista presente.Faltou talvez um bocado de harmonia ou entendimento entre todos, mas não há nada a apontar ao desempenho individual de cada um. Grande som, muito som! Aliás, o volume estava mesmo muito alto, não o suficiente para o vocalista que de vez em quando lá estava a reclamar para a mesa de som: Mais Barulho! Mais Barulho! Mas havia um desiquilibrio, às vezes deixava-se de ouvir o baixo, ou a guitarra. A bateria ficava secundária em relação às batidas electrónicas que dominaram completamente. Se calhar simplesmente têm de tocar mais juntos, tornar a bateria parte da equação, o baterista que arranjaram até é bom, espero que consigam. Como curiosidade, a meio do concerto fiquei entusiasmado, a pensar que eles iam fazer uma versão, numa das músicas a bateria arrancou e pensei mesmo que iam tocar o "Hair of the Dog". Ainda tinha na cabeça a notícia dos Bauhaus concerteza.

Velhas Notícias e Mais Algumas Sugestões

Um gajo tenta manter-se informado, pensa que até sabe das coisas, e depois... percebe que afinal não sabe nada, está-se sempre a aprender. E felizmente aparecem novidades como esta já fora de prazo. Ultimamente não tenho ido procurar nada sobre Paredes de Coura, mas ontem em conversa casual já me contaram tudo o que interessa. Em que dias o Festival vai decorrer, de 14 a 17 de Agosto. E que por agora há apenas uma banda confirmada, os Bauhaus! Bora lá!

Há por aí mais uma série de bandas que bem podiam dar uma volta até cá no Verão. Hoje vou falar de mais duas, ambas com um cantinho no MySpace, por isso podem ir ouvir sem compromisso. Os She Wants Revenge têm um estilo curioso, a melhor definição que ouvi até agora foi que o som parecia um cruzamento de Interpol e Franz Ferdinand. O importante é que aquilo soa bem, e até é dançavel. Vão estar no Lisboa Soundz, dia 22 de Junho. Ouvi-os pela primeira vez na Radar, onde também ouvi a Fiona Apple. "The Extraordinary Machine" mereceu uma audição mais detalhada na Fnac, e não resisti a comprar o CD. A música é boa, mas o mais importante é a voz, poderosa e sensual. E aqueles olhos...

quarta-feira, abril 19

As Invenções que Nos Impingem

No livro Contacto, de Carl Sagan, um dos personagens (o patrocinador para a epopeia inter-galáctica) fez a sua fortuna à custa de um aparelhómetro muito simples. O equipamento fez furor porque ligando-se a uma televisão normal realizava uma funcão muito útil, quando aparecia a publicidade mudava de canal ou cortava o som automaticamente. O principio de funcionamento teórico é simples, a publicidade tem um volume sonoro mais alto, é só prestar atenção, quando era detectada essa variação o canal mudava. O módulo era barato, assim todos os lares, todas as televisões foram conquistados e o senhor encheu-se de guita.

Isto é a ficção, na realidade os fornecedores de equipamento electrónico estão interessados em vender-nos outras coisas. A Phillips patentou recentemente um sistema que serve justamente para o contrário, para nos obrigar a ver os anuncios! Quando está a passar a publicidade, o equipamento (televisor, videogravador, media center, etc) deixa de responder aos comandos e torna-se impossível mudar de canal ou fazer seja o fôr. Claro que em troca de uma pequena quantia será possível retomar o controlo da nossa TV. Na própria patente a Phillips diz que os consumidores podem não achar muita graça a isto... Realmente não percebo quem é que pode querer comprar uma TV com esta função, mas acho que isto é um sintoma comum nos sistemas capitalistas. Compramos não o que queremos, não o que necessitamos, mas o que nos é impingido!

terça-feira, abril 18

O País dos Jeitosos

Comprei este livro ontem, levei-o para a cama para para folhear já não consegui despegar. É daqueles que nos interessam e nos prendem e só ficamos descansados quando acabamos. O livro é pequeno, lê-se facilmente em duas horas. Nele são recompilados os textos que serviram de base ao espectáculo Coçar onde é preciso. De uma forma irónica e crítica são abordados alguns temas que nos são bem conhecidos. A mentalidade e as frustações do típico tuga são apresentadas com muito humor e engenho, identificamo-nos com as situações e preocupações descritas pelo autor, porque Portugal é mesmo assim! Nas férias, no ensino, na função pública, na estrada! Somos mesmo um país de jeitosos e chico-espertos. Sempre prontos a apontar o que está mal, mas ninguém levanta um dedo para seja o que fôr.

O Prazer de Descobrir as Coisas

Neste meu cantinho já cabem uma série de coisas, música, cinema, política, religião, literatura. Hoje vou introduzir ainda mais entropia no sistema, vou começar a falar de ciência. Para começar temos uma entrevista com Richard Feyman, o título do programa é "The pleasure of finding things out", e para quem não saiba quem é este senhor trata-se de um dos maiores físicos contemporâneos, laureado com o prémio Nobel, e que dedicou muito do seu tempo à divulgação científica.

segunda-feira, abril 17

Novidades para os Festivaleiros

Quentes e boas! São as novidades para os festivais de Verão! No Festival Hype@Tejo vamos ter os Massive Attack que não regressavam a terras lusas desde 2003. Ano que em vieram ao Coliseu promover o 100th Window. Eu estive lá, e foi um concerto fantástico. Também vi os Massive quando passaram no Sudoeste e foi um bom concerto, mas a mística do Coliseu, superou tudo!

A propósito de Sudoeste, ainda não se sabe grande coisa sobre o alinhamento, vai ser este ano a 10ª edição, e por isso espera -se que seja em grande. Até agora só se sabia dos Gentleman, e dos Xutos (mas esses não contam, estão sempre em todo o lado), agora foram confirmados os Prodigy. É uma boa notícia concerteza, mas não estou muito convencido a lá ir. Eu gostava era de saber quem é que vai cá trazer os Artic Monkeys! Quem o fizer pode contar comigo na Plateia!

Passei pela Fnac para dar uma olhadela na bilheteira, e ver os preços dos Festivais. Também ia feitinho para comprar o DVD dos Mão Morta que sai hoje. O espectáculo "Müller no Hotel Hessischer Hof" teve direito à edição em vídeo. Infelizmente quando eu perguntei ao senhor que estava na secção de DVD's ele ficou a olhar com cara de parvo para mim... Não... Não temos nada disso... Acabei por comprar um livrinho, "O País dos Jeitosos" de José Pedro Gomes que se baseia nos textos escritos para a peça de teatro "Coçar onde é preciso" que gostei bastante. No saco de compras veio também o "Bocas do Inferno" dos Gaiteiros de Lisboa, mas esse é para oferecer...

quinta-feira, abril 13

Tv e Net já são pecado

O Cardeal James Francis Stafford (o gajo é americano) anunciou ontem no Vaticano que actividades como ver televisão ou navegar Internet durante demasiado tempo são consideradas pecado! E claro devem ser reportadas no acto da confissão. Qual é que será a penitência?

O tal Cardeal ocupa o posto de Penitenciário-Mor, e presidiu ontem ao Rito da Reconciliação, celebração que era tradicional em Roma até ao Renascimento. A ascenção de Ratzinger ao púlpito mais alto da Igreja Apostólica Romana deixou muita gente com receio. Este Papa tem fama de ser conservador e reaccionário em oposição ao espiríto de abertura e humanismo de seu predecessor, Karel Wojtyla. Uma coisa é certa, por este caminho o Vaticano cada vez se afasta mais do mundo real.

terça-feira, abril 11

Ratos a travarem estradas?

rato de cabrera No passado dia 31 saiu uma notícia que ilustra bem a ignorância das pessoas em relação ao que é a defesa do ambiente. Na peça podia-se ler que alguns ratos e morcegos estavam a atrasar uma estrada que era desejada pelas autarquias da zona de Trás-os-Montes há mais de 20 anos. Eu não dei pela coisa, mas li a opinião da Carla Castela da Sic em relação ao assunto.

Realmente esta deturpação dos factos é de bradar aos céus. Não é o Instituto da Conservação da Natureza que está a atrasar as obras. São apenas as coisas que estão a seguir o seu curso natural, com os pareceres, estudos e todo o planeamento que deve ser feito antes duma obra deste género acontecer. Realmente na zona há espécies protegidas, como o rato de Cabrera, e elas podem ser salvaguardadas de formas simples.

Mas há quem prefira mostrar outro lado dos factos, há quem prefira a construção selvagem e desregrada. Há quem prefira construir primeiro e pensar depois. É assim o nosso país naturalmente. Cá por terras lusas os caciques do cimento sempre mandaram muito. O exemplo mais gritante de desaproveitamento e desordenação do território a nível nacional quase toda a gente conhece. Destino balnear de muita gente, o Algarve já não se parece com nada, preocupados apenas em construir os investidores imobiliários acabaram por desvalorizar o seu próprio investimento. Houve Câmaras Municipais que não foram na conversa, e hoje em dia estão a recolher os dividendos. A maioria das pessoas gosta simplesmente de ver obra feita, felizmente ainda há quem goste de ver obra bem feita.

segunda-feira, abril 10

Side Effects

É o nome do novo albúm dos X-Wife que saiu hoje. O som está um pouco diferente, houve várias faixas que foram gravadas com uma bateria, em vez da habitual caixa de ritmos. Quem quiser pode dar uma espreitadela no Myspace deles. A banda do Porto vai estar por cá no dia 19 no Lux para um concerto. Já no próximo sábado, também no Lux, vai estar um dos membros, Dj Kitten, a meter música.

x-wife

O Tempo

O tempo cronológico e o tempo climatérico são designados pelo mesmo vocábulo nas línguas de raíz latina. Não sei se existe alguma razão em especial para isso. Se calhar eles até estão ligados apesar de serem coisas completamente distintas. Ultimamente no meu dia-a-dia, escasseia o primeiro, mas não consegui resistir a aproveitar o segundo.

Os ponteiros do relógio, que contam os segundos, os minutos e a horas. As folhas do calendário que contam os dias, os meses e os anos. Ultimamente andam depressa de mais para mim. Tem-se a ideia que o tempo é uma constante, mas não o é na realidade, é fluído, mas o ritmo muda. Por vezes a vida parece um lago de agua estagnada, em que não se detecta o mínimo movimento, outras vezes é uma corrente inexorável que nos arrasta. A nossa visão da realidade, e a maneira como interagimos com ela molda o nosso sentido do tempo. Só há uma constante no tempo, o sentido, apenas segue em frente, nunca volta atrás.

Nesta última semana tive muito, muito que fazer. Trabalho e não só, coisas que queria fazer a nível pessoal. Tive que adiar outras tantas, o tempo não chegou. O cúmulo foi mesmo no fim-de-semana, com trabalho para fazer no sabádo a noite e na madrugada de domingo. Mas o Sol teve a cortesia de mostrar os primeiros traços da primavera, e eu não pude resistir. Fez-me extremamente bem voltar a usar manga curta, deitar-me na relva a aquecer durante a tarde. Três horas ao sol recarregaram-me as baterias, encheram-me de energia e de alegria. À noite entre trabalhar, e trabalhar outra vez também não consegui resistir a ir abanar o capatece. Com todo o meu tempo ocupado não sobrou foi muito tempo para dormir...

persistence of memory

quarta-feira, abril 5

Abriu a temporada de caça ao Pirata

A Associação Fonográfica Portuguesa não perde tempo e já interpôs 28 queixas-crime contra uploaders desconhecidos. Agora cabe à Polícia Judiciária descobrir quem são as pessoas que estão por detrás dos endereços IP. Além da ofensiva judicial, foi também lançada uma campanha de relações públicas. Foi publicado um guia informativo intitulado "Os Jovens, a Música e a Internet", e um site o Pró Música.

A música é caríssima. O preço base já de si é alto, ainda por cima para o governo ouvir música é um luxo, por isso pagamos 21% de IVA quando compramos um CD. Por isso é que as vendas online dispararam, e as vendas tradicionais diminuiram drasticamente, mas as editoras agarram-se com ulhas e dentes aos seus lucros. Daí este tipo de campanha de intimidação aos comuns mortais. O paradoxo é que bastar irmos dar uma volta à Feira da Ladra para vêr em exposição cd's e dvd's às carradas.

segunda-feira, abril 3

A mudança digital

As regras para a contagem, com que são elaborados os top's de vendas no Reino Unido mudaram no mês passado de modo a serem contabilizados os downloads legais de música. Fizeram-se notar efeitos imediatos, tal como esperado os Gnarls Barkely entraram directamente para o número um com o single Crazy, antes sequer de terem o single editado em suporte físico. Para quem ainda não ouviu, é só ir ao MySpace da banda, está disponível este e outros temas.

Entretanto por cá anda toda a gente acagaçada porque começou a partir de hoje a fiscalização de downloads ilegais. Pessoalmente não estou muito preocupado, não faço assim tantos downloads. De qualquer maneira posso aconselhar um bom programa para fazer downloads de torrents, o µTorrent que é pequenino, funcional e permite a encriptação de comunicações ;-)

sábado, abril 1

Temos Visitas!

Não estamos sozinhos no Universo! Finalmente a grande dúvida foi esclarecida, com a ajuda do Google Earth podemos observar os visitantes, aparentemente vieram à Terra aproveitar o solzinho primaveril e fazer um piquenique na Area 51.



Redescobrir a Serra D'Ossa

Já passei por lá muitas vezes, a caminho daqui ou dali, ou até simplesmente em passeio de carro. Uma caminhada por lá nunca tinha feito, mas hoje a Associação Juvenil Doutor Jardim (onde eu sou sócio e participante activo) associou-se à CEIA e à Associação de Desenvolvimento dos Montes Claros para nos proporcionar um passeio pela natureza, e eu fui participar claro.

A Serra está no centro de cinco concelhos: Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa (o meu). É o maior relevo do Alentejo Central, o seu ponto mais alto, o Alto de São Gens, está a 653 metros. Não parece grande coisa mas tem muito para descobrir. Em termos de flora, ali crescem ervas aromáticas e medicinais que foram usadas pelas populações ao longo dos tempos. Num alentejo extremamente pobre as pessoas não viraram as costas às riquezas da natureza. Fiquei espantado por saber que até plantas carnívoras lá temos (atraem e comem insectos). A Serra também serve de refúgio a muitas espécies animais, incluindo espécies protegidas como algumas espécies de águias. Fala-se que serve de corredor de passagem ao lince ibérico, também há javalis, veados, cobras venenosas, aranhas do tamanho do punho, mas não tivemos a sorte de ver nada disso. No entanto aprendi que as osgas, o lagarto que toda a gente acha nojento e repelente, são na realidade muito úteis, já que comem por dia o seu próprio peso em mosquitos.

Do ponto de vista humano, há muita História para aprender. Existem vestígios de povoações e fortificações da Idade do Ferro. As populações fixavam-se em pontos altos e de díficil acesso de modo a facilitar a defesa contra clãs inimigos. Com a chegada dos Romanos e da pax julia as pessoas deslocaram-se para as planícies. Ficaram os monges eremitas que escavaram grutas no xisto para se refugiarem. Esses mesmos monges mais tarde fundaram o Convento de São Paulo, na própria Serra, que hoje em dia foi reconvertido para Pousada.

Infelizmente a paisagem da Serra modificou-se profundamente nos últimos 50 anos, com a plantação maciça de eucaplitos, que neste momento cobrem quase tudo. Por sorte ainda é possível observar a paisagem original em alguns sítios. Gostei muito do passeio, e estou cheio de vontade de regressar numa próxima edição, existem mais alguns planeados para este ano (vêr a brochura).

serra d'ossa