terça-feira, outubro 17

Canoagem no Zêzere

Neste fim de semana que passou juntei-me a uma actividade organizada pela Associação Juvenil Doutor Jardim, no âmbito da iniciativa Outubro Radical, fomos todos dar uma voltinha até ao Zêzere. Já andava com vontade de experimentar canoagem à algum tempo. Na realidade já tinha feito, mas numa albufeira sem rápidos nem correntes. Verdade seja dita, também não encontrámos grande rápidos é certo, mas é muito mais divertido fazer no rio.

O convívio com a malta animou a viagem. Já na água a bom disposição continuou, os oito kilómetros não custaram tanto assim. Doeu um pouco a actividade física claro, um gajo já não tá pa estes esforços, mas compensou a chegada a Constância onde tínhamos uma lauta refeição à espera. A fome apertava, e todos tinham a sua história para contar, a sua aventura particular. Eu e o meu parceiro de ocasião não escapámos à regra, tivemos um percurso pouco acidentado, adaptámo-nos bem. Lá para o fim já pensávamos que percebíamos daquilo... Acabamos por ficar encalhados quase quase à chegada, morremos na praia!

Mas sair do estado líquido, vestir roupa seca e atirar-se à refeição que o Restaurante Trinca Fortes nos proporcionou deu novas forças a todos. Acábamos por ficar um pouco mais do previsto por Constância. A vila que serviu de morada a Camões é muito bonita, extremamente bem arranjada. E nota-se que o turismo está bem aproveitado, o investimento no lazer e nas actividades ao ar livre compensou. Recomenda-se a visita. Todos os que tiverem curiosidade podem passar pelo meu álbum para dar uma olhadela.

1 comentário:

Rui Coelho disse...

Já sabe do novo plano de construção de barragens? Esse plano contempla a construção de uma barragem a 2km a montante do Castelo de Almourol com 23m de altura. A Albufeira criada chegará até ao Castelo de Bode. Para além do fim de muitas coisas como o sável, lampreia, lontras nas ribeiras de constância sul, azenhas, construção de dique para proteger constância, etc. Será também o fim das descidas em canoa com Corrente e descidas entre o Castelo de Bode e Almourol.
Quanto à corrente, provavelmente apanhou um dia em que a barragem estava fechada, mas experimente quando a água está aberta!

Esta situação ainda está em discussão pública até 31 de Outubro. Pode enviar um e-mail ao INAG (inforag@inag.pt) com a sua contestação se assim o entender.