domingo, maio 21

Código de Da Vinci

O livro de Dan Brown mexeu com muita coisa e muita gente, veio abalar alguns dogmas da Igresa Apostólica Romana. No entanto não se trata de mais que um romance histórico, pega-se em meia duzía de factos históricos e personagens reais e põe-se a marinar, acrescenta-se uma história de detectives bem suculenta, junta-se aventura quanto baste e uma pitada de controvérsia. Mas a receita resultou muito bem no Código de Da Vinci e abriu os olhos de meio mundo para os escritos da Bíblia e para certas instituições da Igreja Católica que cultivam um estatuto reservado, com práticas ocultas, quase de sociedade secreta.

Campeão de vendas imediato, o filão está a ser explorado ao máximo, como seria de esperar. Após o livro, o filme já está nos ecrãs de cinema. Diz quem já foi ver que não é nada de especial a adaptação. Dentro em breve (a tempo das compras de Natal concerteza) vamos ter o videojogo.

Mas a parte histórica em que se baseia a premissa do filme merecem a nossa curiosidade. A relação entre Jesus Cristo e Maria Madalena, pode não ter sido aquela que nos é transmitida no concepção tradicional do mito. Encontrei um documentário da National Geographic que tenta aprofundar um pouco a realidade por trás do mito. O documentário está disponível em cinco partes no YouTube. Deixo aqui a primeira para vos abrir o apetite.

Sem comentários: