quarta-feira, março 1

Mudar a Caraça

A origem do Carnaval está perdida na noite dos tempos, é anterior ainda ao advento do Cristianismo. Os romanos celebravam a Saturnália e as Bacanais que estão relacionadas, mas a raíz da festa é provavelmente pagã. Ligada à passagem de estações, a celebração da Primavera, festa grande antes da altura das sementeiras. Caracterizada pela liberdade de expressão e movimento.

Em Portugal os bailes de máscaras e os desfiles com carros alegóricos estão em tempos recentes a ser substituídos por outros costumes, andamos a copiar a folia brasileira. Hoje em dia se vamos a uma festa temos de papar com a "cabeleira do zézé", o "charlie brown" e afins. Mas menos mal este ano, um costume que eu considero profundamente estúpido, alugar as estrelas das telenovelas brasileiras está sair de moda. Agora alugam-se os ídolos dos Morangos com Açucar ou do último Reality Show...

Nós por cá temos muitas e boas tradições, espero que se conservem. O carnaval de Torres Vedras é promovido como o único que mantem a fidelidade ao Entrudo português, com as caricaturas e críticas sociais. Confesso que nunca lá fui mas tenho curiosidade. Outra tradição bem pitoresca é as dos Caretos na aldeia de Podence, em que os moços vêm à rua disfarçados de Diabo.

No Alentejo onde cresci também tinhamos outros hábitos que se já estão a perder um bocado, felizmente ou infelizmente celebrávamos a época de outra maneira. Lembro-me de festejar o dia dos compadres e o dia das comadres. Lembro-me de andar a enfarinhar, para quem não saiba o que é, andar a correr atrás das raparigas para lhes untar a frolha com farinha ou atirar-lhes ovos podres. Elas respondiam à letra claro, tudo a brincar, no Carnaval ninguém leva a mal. Outro costume, o das bombas e bombinhas fez bem em acabar.

Para mim, tradição indispensável é disfarçar-me. Mudar a caraça que uso no dia-a-dia, e encarnar alguém diferente. Neste Carnaval visitaram-me algumas sombras, além disso tive de trabalhar segunda e terça, não deu para aproveitar grande coisa. Nem sabia de que é que me havia de disfarçar, não tive tempo para preparativos. Mas chegada a altura foi muito fácil escolher o disfarce, para exorcisar os nossos fantasmas nada melhor que personificar um, e dos mauzões! Quando tiver as fotos eu mostro.

careto

Sem comentários: