segunda-feira, março 27

In the land of the free...

Os Estados Unidos da América foram construídos à custa da emigração, da igualdade de opurtunidades, do comércio livre, and all that stuff. Mas parece que a vontade política quer que isso mude. A administração Bush pretende fazer aprovar legislação que limite a entrada de emigrantes no país, sobretudo pela fronteira Sul com o México. Fala-se até da construção de um muro com o país vizinho.

Este sábado mais de cem mil pessoas manifestaram-se em Los Angeles contra a nova lei, sobretudo hispânicos, mas estavam lá pessoas de todas as raças e credos. Um pouco por todo o país os cidadãos americanos expressam o seu descontentamento com a linha que o executivo está a tomar. Hoje os protestos chegaram a Washington.

Mas não foram só os EUA que resolveram pôr a casa em ordem e meter os emigrantes na rua. O governo canadiano tomou recentemente a decisão de extraditar todos os que não tivessem a papelada em dia. E esta decisão está a afectar muitos tugas que se tinham fixado no Canadá. Com vidas feitas, empregos, até filhos. Muitos a tentar regularizar a sua situação, foi-lhes ordenado que voltassem a Portugal. Pelos vistos está a ficar um bocado de mau ambiente do outro lado do Atlântico.

Sem comentários: