quarta-feira, março 8

Capitalist Piglet

Quando o Islão se mostrou escandalizado com a publicação duma paródia à imagem de Maomé, o mundo Ocidental veio em defesa da liberdade de expressão. Por principio os governos ocidentais e democráticos não deixam (ou não deveriam deixar) que qualquer tipo de preconceito religioso interfira no trabalho de artistas e jornalistas. Esta posição foi deixada clara por muito boa gente, e eu concordo plenamente com ela.

Mas como é costume, em casa de ferreiro, espeto de pau. Que é que aconteceria se alguem publicasse um cartoon que ofendesse a religião católica? Quais seriam a reacções? Não é preciso pôrmo-nos a especular, porque aconteceu. E as consequências foram as esperadas claro.

The Sheaf é o jornal da Universidade de Saskatchewan, no Canadá. Nele foi publicado o boneco que vos apresento a seguir. O resultado foi muita polémica, a demissão do editor do jornal, e várias declarações da direcção a demarcar-se da responsabilidade pela inclusão desta pequena tira cómica. A piada é um bocado sêca, mas não era para tanto.

capitalist piglet

Sem comentários: