domingo, fevereiro 19

Walk the line

Ultimamente tenho ido todas as semanas ao cinema, comprei o King Card e posso ir sempre que me apetecer. Por isso tenho aproveitado, não comentei aqui os últimos filmes que fui vêr, mas são ambos bons filmes. Thumbsucker é um filme sobre a adolescência, a descoberta da personalidade, não é de modo nenhum uma comédia, é mais um melodrama. O outro, Brokeback Moutain, um argumento e personagens muito bem construídos. Excelente fotografia a mostrar a beleza das paisagens naturais, cenário para a vida dupla dos protagonistas. É um grande filme, mas eu não gosto muito de dramalhões, a história podia ter saído dum daqueles livros de capa cor-de-rosa da Harlequin.

Já a história de Johnny Cash deixou-me colado ao ecrã. A existência torturada dum homem cheio de talento. Desde as suas origens humildes, a perda pessoal e as relações difíceis em casa. Depois a música, o sucesso, a decadência. De um ponto de vista histórico o filme é interessante, vemos uma América rural, atrasada, habitada pelos redneck's. Temos também opurtunidade de conhecer as primeiras estrelas da música pop. Conhecer o seu quotidiano, os seus vícios. O modo de vida que tornou as estrelas rock em ícones românticos e trágicos.

O mais interessante são mesmo os conflitos pessoais de Johnny. O seu esforço para manter o equilibrio, a luta constante com os fantasmas. Achei a interpretação de Joaquin Phoenix perfeita. Não o tinha em grande conta como actor, mas talvez a suas próprias experiências pessoais e familiares lhe tenham dado o feeling necessário para encarnar o papel do músico.

Tudo isto acompanhado do princípio ao fim por guitarradas e cantoria. Confesso que não conhecia muito bem o espólio musical deste senhor. Mas fiquei muito bem impressionado, merece uma análise mais atenta. Quando ouvimos pela primeira vez, imaginamos americanos saloios a dançar. Mas se escutarmos com atenção ouvimos contos sobre dor e redenção, narrados com alegria, ritmo e muita irreverência.

johnny cash

Sem comentários: