quinta-feira, fevereiro 2

Plano Tecnológico

Mr Bill Gates esteve por Portugal e encontrou-se com alguns ministros e mais alguma malta importante, assinou-se um memorando de entendimento para 18 acções de colaboração entre o país e a Microsoft. Uma delas é a formação de desempregados do sector têxtil no vale do Ave, na ârea das novas tecnologias, ainda não se conhece o número de formandos nem o conteúdo exacto desta formação.

Espero que o plano tecnológico não seja só feito de coisas destas, pessoalmente não vejo aqui mais do que uma manobra de marketing, ou pior ainda, uma forma de assegurar contrapartidas como o fornecimento de produtos ou serviços a orgãos públicos.

Sejamos sérios, pessoas que fizeram durante toda a sua vida um trabalho essencialmente manual e repetitivo vão ser reconvertidas dum dia para o outro em técnicos na ârea da informática? Não me parece. Mas isto é so um exemplo, o IEPF promove regularmente uma multitude de acções de formação profissional nas mais diversas âreas. Muitas delas remuneradas, atraindo assim as pessoas que fazem as estatísticas do desemprego.

A impressão que dá é que muitos desses cursos servem apenas para tapar o sol com a peneira. A pessoa deixa de ser desempregada, papa um cursozito com computadores, passa uns tempos a navegar na internet (a receber), e depois lá estamos de novo na bicha para o cheque do subsídio. Estratégias a longo prazo no campo da tecnologia? Ainda não vi nada, só rumores e tiradas sensacionalistas como a abertura dum pólo do MIT em Portugal.

Um dos campos onde há muito a fazer é a ligação entre os estabelecimentos de ensino superior e as empresas. Ou promover a I&D, investigação e desenvolvimento, um dos chavões preferidos dos gurus da nova economia. Que medidas estará o Sr Sócrates pensar tomar nestas âreas?

Pelo menos nalguma coisa estamos à frente dos restantes países da UE, as nossas escolas estão todas ligadas à Internet por banda larga. Este processo teve início em 1997, quando os primeiros estabelecimentos de ensino começaram a ligar-se à rede. Anuncia-se agora como uma das primeiras vitórias do Plano Tecnológico. Eu pessoalmente ando a vêr muitos planos e pouca tecnologia.

bill gates

1 comentário:

Paulo Albuquerque disse...

No seguimento de um artigo que eu tinha referido, aqui estão uma série de perguntas ao governo que eu também gostava de ver respondidas.