quarta-feira, fevereiro 15

Música na Net

Acho que toda a gente já fez download dum mp3, somos todos um bocadinho piratas. Mas não é só de ilegalidades que vive o fenómeno da música na net. Encontrar informação sobre aqueles gajos novos, ou a letra daquela música, ou os últimos mexericos sobre a nossa banda preferida. Tudo isso é possível, e duma maneira bastante mais cómoda do que empregando meios tradicionais. Para quem cria também é mais fácil dar-se a conhecer.

As lojas virtuais como o iTunes já vendem milhões. As editoras tradicionais estão a tremer de medo, a ver o negócio a escapar-se. As primeiras atitudes foram a perseguição da pirataria e do file sharing, agora andam a pôr processos a torto a direito contra pessoas que acusam de ser ladrões. Estão também a pressionar o iTunes para que o preço cobrado por canção deixe de ser uniforme, de modo a que artistas mais populares possam ser mais caros.

Respeito muito a propriedade intelectual, acho que os artistas devem ser recompensados pelo que fazem, por isso mesmo compro a música que gosto. Acho é que as editoras tradicionais têm os dias contados. Não estou a falar das editoras independentes, que hão-de ter sempre o seu nicho de mercado e os seus fãs. Estou a falar das multinacionais, qual é o valor acrescentado que elas produzem? Aparte de manipular as tabelas de vendas, influenciar as playlists e vender muita música merdosa... nada. Acho que com o advento das lojas virtuais vamos eliminar os intermediários e vamos ganhar todos, os artistas, e os fãs.

Como não podia deixar de ser, vou falar de música que descobri na net. Os Artic Monkeys já eram sucesso em Inglaterra antes sequer de terem album editado. Ouvi-os pela primeira vez na net, hoje em dia posso ouvi-los na minha rádio preferida, estou a pensar ir vê-los ao Paradise Garage em Lisboa, dia 18 de Maio.

Hoje falaram-me de outro grupo que também está a levantar muito hype em Inglaterra. O nome abriu-me o apetite, Selfish Cunt. Fui procurar e encontrei relatos de concertos cheios de energia, stage diving e pancadaria, agradou-me tive de ir ouvir! Eles estão por cá na próxima sexta no Máus Hábitos no Porto, ou no Maxime em Lisboa no sábado. Obrigado pela dica Sandra.

music pirate

Sem comentários: