segunda-feira, janeiro 23

Sem surpresas

Urnas fechadas e os votos contados, não houve nenhuma surpresa de maior. Ganhou quem estava à espera de ganhar, embora a margem necessária tenha sido muito mais pequena do que era esperado, não vai haver segunda volta.

Uns ficaram contentes, outros com dor de cotovelo, são coisas da vida! Ontem ao ouvir as declarações sobre os resultados já deu para notar algumas vozes contraditórias dentro do PS.

Quanto à pergunta que deixei no ar no meu último escrito sobre as presidenciais, nas urnas os portugueses deixaram 5 529 118 votos, enquanto que na santa casa foram registados 5 493 209 boletins. O boletim de voto foi o preferido, mas à rasca. O tuga afinal é bom cidadão, preocupa-se com os seus deveres. Mas também gosta bastante de jogar!

As eleições passaram, vamos vêr quais os seus efeitos sobre o panorama político actual. Cavaco nunca deu muitos detalhes sobre o tipo de abordagem que pretende dar à sua presidência e a margem com que ganhou não é propriamente uma vitória esmagadora. Sócrates tem de lidar com as suas escolhas, e com o ambiente dentro do partido. Pode ser que isto ainda fique interessante.

Sem comentários: