sexta-feira, janeiro 20

Quando o computador apanha bicho

Hoje vamos fazer uma viagem educativa, viagem no tempo entenda-se. O computador já é omnipresente na sociedade onde vivemos, toda a gente sabe pelo menos o que é. Quem o usa regularmente já tem uma certa familiaridade com os termos, e também como não podia deixar de ser com os problemas e as dores de cabeça mais frequentes. Fui desencantar a um museu um pedaço importante da história dos computadores, o primeiro bug!

Segundo a wikipedia, bug é qualquer falha num programa de computador que o impede de funcionar como esperado. A palavra é um anglicismo, e traduz-se literalmente como insecto.

O primeiro bug da história foi encontrado num gigantesco computador eletro-mecânico chamado "Harvard Mark-II" em 1945. Depois de detectado um problema no funcionamento normal do colosso, foi feita uma busca aos milhares de engrenagens e relés. O causador do problema acabou por ser encontrado encravado numa engrenagem, uma traça vulgar. Nesse dia inventaram as primeiras técnicas de debugging, o bicho lá foi removido. O registo que deixaram conserva-se até hoje, e cunhou o termo bug tal como o conhecemos.


Não acredito que faça grande coisa, mas da próxima vez que o Windows bloquear podem tentar ir buscar o DunDun.....

Sem comentários: