segunda-feira, dezembro 19

Os Suspeitos do Costume

As presidenciais estão aí à porta, e a campanha vai a pleno vapor. Quer dizer, pleno vapor é um termo demasiado forte, se calhar estou a exagerar. A campanha lá vai andando. Há debates, contacto popular, mas parece que falta um bocado de brilho a tudo. Se calhar é por os actores principais já não terem o vigor de antigamente... é uma hipótese. Tambem pode ser que o discurso já esteja um bocado esgotado.

Parece tudo decidido já à partida, o resultado final e os verdadeiros motivos dos candidatos são já bem conhecidos de todos. Talvez seja esse o problema, mas parece-me que é uma consequência apenas. Supostamente um dos candidatos vem lutar contra a describilização do sistema politico, o seu perfil duro até nos faz acreditar na estória.

Em conversa com uma amiga que veio apenas passar as férias a portugal, tive vontade de lhe chamar ignorante, por causa do desinteresse dela pelas questões nacionais. A questão é que depois depois percebi que ela tinha razão. A andar pelas ruas de Lisboa, ela disse-me mais ou menos assim:

- Qué que estes cartazes velhos andam aqui a fazer? por é que não tiram esta porcaria... Estas eleições não foram já à seculos?
- Estes são das presidenciais... andas mesmo a leste... as legislativas já foram a muito tempo.
- Presidenciais? Mas tipo... e estes gajos não são bué da velhos? Voltaram?


E claro que a unica alternativa foi partir-me a rir!



Sem comentários: